Minha CNH está cancelada? Saiba como consultar situação pelo CPF

Veja como consultar a situação CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo CPF e conferir o motivo dela estar cancelada.

Para verificar se sua Carteira Nacional de Habilitação está válida, é bem simples. Basta consultar a situação da CNH pelo CPF e conferir se está cancelada. Contudo, o motorista precisará ter uma versão mais recente do documento, que foi lançada em 2017 e possui o código com QR Code.

É importante lembrar que, com as novas modificações já aprovadas no documento, a nova CNH passou a ter validade de 10 anos quem possui até 50 anos, cinco anos para os motoristas com idade entre 50 e 70. Já os motoristas com mais de 70 anos, terão prazo de apenas três anos.

Consultar CNH pelo CPF

Caso seu documento tenha sido cancelado, você pode consultar a situação da CNH Digital por meio do seu CPF. Além de possuir a versão com o QR Code, é preciso ativação da opção CNH Digital, de maneira presencial no Detran, ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS).

Após isso, o interessado deve realizar os seguintes passos abaixo para saber todos os detalhes da situação da sua CNH digital:

Com essa consulta, também será possível acessar demais dados da sua CNH. Todo procedimento é realizado de maneira gratuita. As informações são atualizadas constantemente pelo próprio governo com os órgãos responsáveis.

Consulta do CNH pelo CPF: motivos de cancelamento

Perder temporariamente a permissão para dirigir é uma maneira de punição ao motorista que não cumpriu com as normas de trânsito. Assim, o principal motivo para alguém ter a CNH suspensa é ultrapassar o limite de pontos permitidos pelo CTB.

Confira, a seguir, algumas situações.

CNH cancelada: limite de pontos

Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro passou por algumas mudanças e elevou a pontuação máxima para 40 pontos. Contudo, a nova regra estabelece diferentes critério quanto ao limite, dependendo do tipo de infração cometida:

  • Leves geram três pontos;
  • Médias geram quatro pontos;
  • Graves geram cinco pontos;
  • Gravíssimas geram sete pontos.

Tendo em vista essas novidades, a CNH pode ser suspensa quando o motorista atingir:

  • 40 pontos, caso não haja infração gravíssima;
  • 30 pontos, caso possua uma infração gravíssima;
  • 20 pontos, caso tenha a partir de duas infrações gravíssimas.

CNH cancelada: multas autossuspensivas

A permissão pode ser retirada do condutor se houver alguma multa autossuspensiva que gera penalidade direta. Assim, elas não requerem somatória de pontos para gerar impedimento de dirigir ao motorista. Dentre elas, podemos citar:

  • Dirigir alcoolizado;
  • Recusar a fazer o teste no bafômetro;
  • Dirigir em velocidade 50% acima do permitido;
  • Furar bloqueio policial;
  • Pilotar moto sem capacete.

Quando ocorre algum desses casos, é aberto um processo administrativo para realizar a suspensão da carteira. Assim, o condutor tem o direito de se defender para tentar evitar a perda do direito à direção.

Obtenha CNH digital

O Detran do estado do Rio de Janeiro fez um vídeo orientando para você fazer o seu licenciamento digital e ter o documento direto no celular.

YouTube video

Leia também

você pode gostar também

Lei que prevê antecipação de feriados entra em vigor; veja regras

Medida Provisória que flexibiliza regras trabalhistas durante calamidade entrou em vigor nesta terça-feira (16/08).

Concurso Aeronáutica tem inscrições abertas para 225 vagas; veja Edital

Concurso Aeronáutica oferece oportunidades nas áreas de tráfego aéreo, meteorologia, eletromecânica, comunicação, entre outras.

CNH poderá ter nova regra decisiva da Contran em 2022; veja qual é

Nova regra para CNH cria um manual para o condutor e também desobriga curso teórico para algumas categorias.

Salário mínimo 2023: governo propõe valor para o ano que vem; veja qual é

Lei de Diretrizes Orçamentárias, sancionada por Jair Bolsonaro (PL), prevê salário mínimo de R$ 1.294 em 2023. Saiba os detalhes.

ITR 2022: prazo para declaração é aberto no país; quem precisa fazer?

Prazo para fazer a declaração do ITR 2022 junto à Receita Federal começou nesta segunda-feira, 15/08, e segue até 30 de setembro.

Empréstimo da Caixa oferece até R$ 100 mil para negativados; saiba contratar

O Penhor Caixa é uma modalidade de empréstimo da Caixa Econômica Federal que oferece condições especiais de negociação e quitação para pessoas com o nome sujo.