Minha CNH está cancelada? Saiba como consultar situação pelo CPF

Veja como consultar a situação CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo CPF e conferir o motivo dela estar cancelada.

Para verificar se sua Carteira Nacional de Habilitação está válida, é bem simples. Basta consultar a situação da CNH pelo CPF e conferir se está cancelada. Contudo, o motorista precisará ter uma versão mais recente do documento, que foi lançada em 2017 e possui o código com QR Code.

continua depois da publicidade

É importante lembrar que, com as novas modificações já aprovadas no documento, a nova CNH passou a ter validade de 10 anos quem possui até 50 anos, cinco anos para os motoristas com idade entre 50 e 70. Já os motoristas com mais de 70 anos, terão prazo de apenas três anos.

Consultar CNH pelo CPF

Caso seu documento tenha sido cancelado, você pode consultar a situação da CNH Digital por meio do seu CPF. Além de possuir a versão com o QR Code, é preciso ativação da opção CNH Digital, de maneira presencial no Detran, ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS).

Leia também

Após isso, o interessado deve realizar os seguintes passos abaixo para saber todos os detalhes da situação da sua CNH digital:

continua depois da publicidade

Com essa consulta, também será possível acessar demais dados da sua CNH. Todo procedimento é realizado de maneira gratuita. As informações são atualizadas constantemente pelo próprio governo com os órgãos responsáveis.

Consulta do CNH pelo CPF: motivos de cancelamento

Perder temporariamente a permissão para dirigir é uma maneira de punição ao motorista que não cumpriu com as normas de trânsito. Assim, o principal motivo para alguém ter a CNH suspensa é ultrapassar o limite de pontos permitidos pelo CTB.

continua depois da publicidade

Confira, a seguir, algumas situações.

CNH cancelada: limite de pontos

Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro passou por algumas mudanças e elevou a pontuação máxima para 40 pontos. Contudo, a nova regra estabelece diferentes critério quanto ao limite, dependendo do tipo de infração cometida:

  • Leves geram três pontos;
  • Médias geram quatro pontos;
  • Graves geram cinco pontos;
  • Gravíssimas geram sete pontos.

Tendo em vista essas novidades, a CNH pode ser suspensa quando o motorista atingir:

  • 40 pontos, caso não haja infração gravíssima;
  • 30 pontos, caso possua uma infração gravíssima;
  • 20 pontos, caso tenha a partir de duas infrações gravíssimas.

CNH cancelada: multas autossuspensivas

A permissão pode ser retirada do condutor se houver alguma multa autossuspensiva que gera penalidade direta. Assim, elas não requerem somatória de pontos para gerar impedimento de dirigir ao motorista. Dentre elas, podemos citar:

continua depois da publicidade
  • Dirigir alcoolizado;
  • Recusar a fazer o teste no bafômetro;
  • Dirigir em velocidade 50% acima do permitido;
  • Furar bloqueio policial;
  • Pilotar moto sem capacete.

Quando ocorre algum desses casos, é aberto um processo administrativo para realizar a suspensão da carteira. Assim, o condutor tem o direito de se defender para tentar evitar a perda do direito à direção.

Obtenha CNH digital

O Detran do estado do Rio de Janeiro fez um vídeo orientando para você fazer o seu licenciamento digital e ter o documento direto no celular.

YouTube video

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade