IR: quando será pago o 4º lote das restituições? Veja calendário oficial

Pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda já possui data. Consultas dos repasses são feitas por várias plataformas.

A Receita Federal já pagou três dos cinco lotes da restituição do Imposto de Renda em 2022. Mesmo assim, ainda existem milhões de contribuintes que esperam receber o dinheiro de volta. Portanto, a data de pagamento do 4º lote já foi definida para que as pessoas já possam se programar.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, em 2022, um pouco mais de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Geralmente, os problemas com a Receita Federal ocorrem por omissão de rendimentos, erros de informações ou de deduções.

Quem caiu na malha fina precisa responder a notificação enviada pelo órgão. Com isso, haverá a opção de admitir o erro, pagar multa e fazer a correção ou recorrer da decisão da Receita Federal apresentando seus argumentos e possíveis provas.

Calendário da restituição do Imposto de Renda: datas restantes

Leia também

Como informado, três lotes do Imposto de Renda já foram pagos aos contribuintes. Então, restam apenas mais duas datas de repasses. Ainda não foi informado se haverá prioridade de algum grupo na hora do depósito. Veja as datas que faltam:

continua depois da publicidade
  • Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Os depósitos da restituição do Imposto de Renda são feitos na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Nesse ano, houve a novidade da inclusão do Pix. Bastava a pessoa colocar a chave relacionada ao CPF para poder receber os valores da Receita Federal.

Ao mesmo tempo, existem casos em que a conta indicada pela pessoa esteja fechada ou com algum problema. Quando isso ocorre, o dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado no Banco do Brasil e fica aguardando pelo dono por um período de 12 meses.

continua depois da publicidade

É possível sacar o recurso presencialmente (agências do banco), no site do BB e pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades).

Como consultar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda

A consulta dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda é um serviço ofertado pela Receita Federal aos contribuintes. Para isso, são disponibilizadas três plataformas diferentes. Confira cada uma delas:

  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

É importante salientar que a verificação dos pagamentos costuma ser aberta somente quando falta apenas uma semana para a realização dos repasses. Por isso, é provável que a próxima liberação de consulta ocorra por volta do dia 24 de agosto, pois o 4º lote está previsto para o dia 31 do mesmo mês.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade