IR 2022: Receita paga novo lote da Restituição do Imposto de Renda

Receita Federal deposita, nesta quinta-feira (30/06), a restituição do Imposto de Renda de 2022. Veja como verificar.

Nesta quinta-feira, a Receita Federal liberou o 2º lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. O depósito do recurso deverá beneficiar milhões de contribuintes que fizeram suas declarações no começo do ano. Confira como consultar.

Vale lembrar que a própria Receita Federal já informou que pouco mais de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina em 2022. Esses contribuintes estão sendo notificados pelo órgão e possuem duas opções.

A primeira escolha é recorrer da notificação da Receita Federal. A segunda escolha é pagar as eventuais multas e, se for o caso, corrigir a declaração do Imposto de Renda.

Restituição do Imposto de Renda: consulta

A consulta da restituição do Imposto de Renda 2022 pode ser feita por meio das ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal. O contribuinte, se quiser, pode acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS) para conferir. Ainda há a possibilidade de verificar no site da Receita Federal e no portal do e-CAC.

A Receita Federal costuma abrir a consulta com uma semana de antecedência dos pagamentos. Ao mesmo tempo, não foi informado quem receberá o dinheiro, sendo necessário verificar.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022 serão feitos em cinco lotes diferentes. O 1º lote foi pago no dia 31 de maio e foi voltado a quem tinha preferência, sendo aposentados, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores.

O novo lote (2º lote) está sendo repassado hoje (30/06). Confira o calendário:

  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

O dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado diretamente na conta que a pessoa indicou. Em 2022, houve a introdução do Pix, sendo possível que o contribuinte informasse a chave do CPF.

Leia também

você pode gostar também

Concurso Receita Federal: edital com 699 vagas em breve; ganhos de até R$ 21 mil

Concurso Receita Federal 2022 pode ser divulgado a qualquer momento. A previsão é de que sejam abertas 699 vagas.

Novo RG tem emissão confirmada no país; veja estados que já aderiram

O novo RG está sendo implementado no Brasil gradativamente, com seis estados emitindo a nova versão enquanto as instituições se adaptam às alterações previstas em lei.

Concurso INSS passará a ser apenas para nível superior? Veja decisão

O novo concurso INSS é o primeiro para cargo de Técnico do Seguro Social nos últimos sete anos. O prazo para lançamento do edital já foi definido.

Multas de trânsito podem ser consultadas pelo CPF; veja como

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração.

Mais de 12 mil CNHs podem ser suspensas; veja se a sua será afetada

As informações são do Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul, que identificou ainda um número recorde nos processos administrativos por mês durante este ano.

Já posso obter CNH sem fazer aulas em autoescolas? Entenda medida

CNH sem autoescolas: projeto de Lei da senadora Kátia Abreu busca descartar a obrigatoriedade das aulas para obtenção do documento.