Dois dos maiores concursos públicos aguardados devem ter seus editais divulgados ainda em 2022. O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, divulgou autorização para realização dos concursos do INSS e Receita Federal.
O concurso da Receita Federal prevê a abertura de 699 vagas de início imediato, todas para cargos de nível superior. Já o edital do Instituto Nacional do Seguro Social prevê abertura de 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que costuma exigir nível médio de escolaridade.
Concurso INSS
O documento de liberação (Portaria SEDGG/ME nº 5.315), publicado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, no Diário Oficial da União, edição de 13 de junho de 2022, pode ser lido na versão online.
Conforme o documento, a responsabilidade pela realização do certame será do próprio INSS. Ao mesmo tempo, a portaria também define que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve divulgar o edital de certame em até seis meses para abertura de 1.000 vagas imediatas.
Sendo assim, caso não haja nenhum imprevisto, ainda em 2022 dever ser lançado o tão aguardo edital do concurso INSS.
Concurso Receita Federal
O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, divulgou a autorização para realização do novo concurso Receita Federal.
Segundo a Portaria SEDGG/ME nº 5.348, disponível no site do Diário Oficial da União (DOU), o certame contará com 699 vagas imediatas, todas para cargos de nível superior.
As oportunidades serão divididas em dois cargos, conforme a distribuição abaixo:
- Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil: previsão de abertura de 230 vagas;
- Analista Tributário da Receita Federal do Brasil: previsão de abertura de 469 vagas.
O órgão terá um prazo de seis meses para poder lançar o edital do concurso, contado a partir da publicação da portaria. Por isso, a expectativa é que o documento seja liberado no segundo semestre de 2022.