Concurso IBGE: órgão abre mais 48,5 mil vagas para Recenseadores

48,5 mil vagas foram separadas para o concurso IBGE. Oportunidades são para Recenseadores. Veja como se registrar.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um novo edital com 48.535 vagas para a função de Recenseador. O novo concurso IBGE tem como objetivo contratar mais pessoas para auxiliar no Censo 2022. Portanto, as vagas são temporárias.

continua depois da publicidade

O resumo do edital do certame foi publicado no Diário Oficial da União, na edição do dia 09 de junho de 2022. Já o documento completo poderá ser lido, em breve, no site do órgão.

Vale lembrar que o Censo Demográfico será realizado em 2022 após ter sido adiado duas vezes pelo governo federal. Em 2020, a justificativa foi a pandemia. Já em 2021, foi alegado falta de recursos para prosseguir com o levantamento. Então o Supremo Tribunal Federal obrigou o governo a separar verba para o ano de 2022, dentro do Orçamento Anual.

Sobre as vagas e inscrições do concurso IBGE

Leia também

De acordo com o edital, não há uma remuneração fixa. Os valores pagos aos Recenseadores serão calculados com base na produção, tipo de questionário e outros parâmetros definidos pelo órgão.

continua depois da publicidade

A carga horária será de ao menos 25 horas semanais. O aprovado também passará por um treinamento obrigatório. O contrato deve durar três meses. Ou seja, estará em vigor somente durante o levantamento.

As inscrições podem ser feitas entre as 11h do dia 09 de junho e o final de 15 de junho de 2022. Os registros devem ser realizados de forma online, na página do IBGE. Não haverá taxa de cobrança para participar.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade