Restituição do IR 2022 terá valor reajustado nos próximos lotes; confira

Receita Federal informou que haverá reajuste nos valores dos próximos pagamentos da restituição do imposto de Renda 2022.

A restituição do Imposto de Renda (IR) 2022 já começou. No dia 31 de maio, Pessoas com Deficiência (PcD), aposentados e Professores receberam os valores. Recentemente, a Receita Federal anunciou que os próximos lotes terão o valor reajustado. Entenda.

continua depois da publicidade

Lembrando que o prazo de declaração do IR 2022 terminou em 31 de maio. No dia seguinte, a Receita Federal anunciou que 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Essas pessoas serão notificadas e deverão aceitar a decisão do órgão ou recorrer.

Valor reajustado dos lotes da restituição do IR 2022

De acordo com a Receita Federal, os próximos lotes da restituição do Imposto de Renda 2022 terão reajuste de 1%. O objetivo é corrigir o valor da taxa básica de juros, determinada pela Selic. No mês de maio, após reunião do Copom, ela subiu de 11,75% para 12,75% (diferença de 1%).

Leia também

Sendo assim, para não prejudicar os contribuintes, o órgão fará a correção automaticamente. O valor de 1% será aplicado sobre o montante total da restituição.

continua depois da publicidade

Quem recebeu no 1º lote não terá o reajuste, pois não havia passado um mês da mudança da Selic. Ao mesmo tempo, por ter recebido antes, a pessoa tem oportunidade de já investir ou gastar o recurso.

Calendário restituição do Imposto de Renda 2022

O primeiro pagamento do calendário da restituição do Imposto de Renda já foi feito, sendo que cerca de 3,3 milhões de pessoas receberam o dinheiro. Assim, restam quatro repasses:

  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

É possível conferir os pagamentos da restituição por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS). Além disso, existem as opções de verificação por meio do site da Receita Federal e do portal e-CAC. Gerralmente, os valores só são informados com uma semana de antecedência em relação aos repasses.

continua depois da publicidade

Nessas mesmas plataformas, quem caiu na malha fina pode verificar sua situação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade