A partir das 10h desta terça-feira (24/05), estará disponível para os contribuintes consultar o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. A Receita Federal informou que este lote inclui também restituições que ficaram para trás nos anos anteriores.
O primeiro lote de restituição de valores será feito para 3.383.969 contribuintes que possuem prioridade legal, totalizando o valor de R$ 6,3 bilhões.
Dos que serão restituídos, 226.934 são idosos com mais de 80 anos, 2.305.412 possuem entre 60 e 79 anos, 149.016 são pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 702.607 são professores.
Como saber se a restituição está disponível
Para consultar qual o valor a ser restituído e se esse já está disponível, basta acessar o portal online da Receita Federal através deste link, escolher a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.
Na própria página, é possível conferir as orientações para restituir e quais são todos os canais que podem auxiliar nesse serviço, expressando a possibilidade de consulta simplificada ou completa da declaração de IR.
Esse processo é feito por emissão de extrato através do e-CAC. Caso encontre alguma pendência na declaração ao emitir o extrato, será preciso retificar, corrigindo o que estiver errado.
É possível realizar a mesma consulta também através do aplicativo Pessoa Física da Receita Federal (disponível para download nas versões Android e iOS), seguindo o passo a passo:
- Faça o download do aplicativo ou abra-o no seu dispositivo, caso você já o possua;
- Escolha a opção “Consulta Restituição”;
- Digite o número do seu CPF e o ano de exercício sobre o qual deseja consultar e clique na lupa para ativar a pesquisa;
- Pronto, os resultados aparecerão na tela, bem como as informações necessárias acerca da sua declaração e da restituição.
Calendário de restituições do IR 2022
A prioridade de pagamentos será para os grupos de idosos, pessoas com deficiência (PcDs), pessoas com doenças graves e professores, sendo essa a única categoria de profissionais que receberá a restituição antes das demais.
A Receita Federal informou que os depósitos serão feitos considerando a data em que o contribuinte realizou a declaração. Portanto, os que enviaram primeiro terão prioridade, sendo restituídos nos primeiros lotes de pagamento.
Confira o calendário de datas de transferências:
- 1º lote: 31 de maio de 2022;
- 2º lote: 30 de junho de 2022;
- 3º lote: 30 de julho de 2022;
- 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: 30 de setembro de 2022.