Divulgada a portaria nº 154/2022, em que a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal autoriza a realização de certame para a renovação do quadro de pessoal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal. Ao todo, o concurso Emater DF terá a oferta de 126 vagas de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Dentro desse total, é importante salientar que 35 vagas serão imediatas e 91 vagas serão voltadas para a formação de cadastro de reserva. Como já é costume nesse tipo de autorização governamental, o provimento dos empregos “fica condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira no exercício em que se der o ingresso”.
Empregos do concurso Emater DF
As 126 vagas disponibilizadas no próximo edital público da Emater DF serão distribuídas para os empregos de:
- Extensionista Rural;
- Técnico Especializado;
- Auxiliar de Serviços Gerais;
- Eletricista;
- Motorista;
- Mecânico Automotivo;
- Fotógrafo;
- Digitador;
- Desenhista;
- Assistente Administrativo; e
- Técnico em Informática.
As duas primeiras ocupações citadas fazem parte da chamada “Carreira Grupo Operacional de Nível Superior e Serviços Operacionais Finalísticos”, enquanto que as demais são integrantes da “Carreira Grupo Operacional de Apoio Administrativo e Serviços Gerais”.
Vale ressaltar que o tipo de vinculação empregatícia proporcionado pela Emater DF é o regido pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por outras palavras, a contratação será de “carteira assinada”.
A portaria de autorização completa pode ser encontrada na edição do dia 11 de maio de 2022 do Diário Oficial do Distrito Federal, página 8. Visite o site oficial da publicação governamental.
Último concurso Emater DF
Foi regido pelo edital nº 1/2009 o último concurso público da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal. Ou seja, há quase 13 anos que a instituição não divulga um novo edital para empregados.
A organização ficou por conta do Instituto Nacional de Educação CETRO e a oferta foi de 56 vagas nos seguintes empregos:
- Técnico Especializado (CNH B ou superior e nível superior nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Pedagogia, Psicologia e Tecnologia da Informação);
- Extensionista Rural (CNH B ou superior e nível superior nas áreas de Assistência Social, Economia Doméstica, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição, Turismo Rural e Zootecnia);
- Extensionista Rural – Técnico em Agroindústria (nível técnico e CNH B ou superior);
- Assistente Administrativo (nível médio e CNH B ou superior);
- Mecânico Automotivo (nível médio e CNH B ou superior);
- Técnico em Informática (nível médio com curso técnico e CNH B ou superior);
- Eletricista (nível fundamental + CNH B ou superior); e
- Motorista (nível fundamental + CNH D ou superior).
A seleção foi composta por prova escrita objetiva com questões de múltipla escola para todos os postos de trabalho envolvidos, além de prova escrita discursiva para as vagas de Técnico Especializado e Extensionista Rural, e de prova prática de direção veicular para a colocação de Motorista.