Dinheiro esquecido em bancos: o que muda na 2ª fase de consultas?

Será aberta a 2ª fase do dinheiro esquecido em bancos. A expectativa é que sejam devolvidos R$ 4 bilhões aos clientes.

Em breve, estará aberta a 2ª fase do dinheiro esquecido em bancos. De acordo com o Banco Central, a expectativa é de que mais de 1 milhão de brasileiros sejam atendidos e R$ 4 bilhões sejam resgatados na referida etapa.

continua depois da publicidade

As novas consultas estariam disponíveis a partir desta segunda-feira, 2 de maio de 2022. Contudo, ela foi adiada devido à greve no Banco Central e ainda não há prazo confirmado de início.

Dinheiro esquecido em bancos: 2ª fase de consultas

O Sistema Valores a Receber passa por uma reformulação e algumas alterações estão previstas para a 2ª fase de consulta do dinheiro esquecido em bancos. Confira:

Leia também
  • A partir da segunda fase não haverá mais necessidade de agendamento do atendimento. Assim, será possível solicitar o resgate dos recursos no momento da primeira consulta;
  • O sistema trará informações novas repassadas pelos bancos e demais instituições financeiras. Isso quer dizer que, mesmo quem resgatou os recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa devem realizar uma nova consulta, pois os dados serão atualizados e pode existir novos valores.

O Sistema Valores a Receber abre, por meio dessa nova etapa, a consulta em bancos e instituições financeiras encerradas, tanto em situações de recuperação judicial quanto as que foram falidas.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, a expectativa é de que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem realizar consultas às contas nessas instituições financeiras e conferir contas de pagamento, em corretoras ou distribuidoras de títulos monetários, além de restituição de tarifas e parcelas.

Dinheiro esquecido nos bancos: como a consulta é feita?

Como nessa fase não haverá agendamento, assim que estiver disponível, basta acessar o site Valores a Receber (SVR) e fazer a consulta dos valores.

Acesse o site informado e faça login com CPF ou CNPJ e senha cadastrados na conta gov.br. Depois, veja os detalhes sobre os valores. Caso haja algum dinheiro a ser recebido, escolha como o valor será creditado.

continua depois da publicidade

Após a solicitação, a instituição financeira tem prazo de até 12 dias úteis para realizar o repasse. Lembrando que essa consulta ainda não tem data para ser iniciada.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade