O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode ter um novo certame em breve. No dia 25 de abril, o instituto solicitou que 2.503 vagas fossem preenchidas devido ao déficit de servidores. Confira mais detalhes sobre o concurso IBGE.
O documento que solicita a realização de um novo certame foi publicado no site de Conferência de Autenticidade de Documentos do IBGE. É necessário digitar o código verificador 3511844474518260674 e o código CRC 1D0E6DE6.
Concurso IBGE: cargos e vagas
De acordo com o pedido feito pelo IBGE ao Ministério da Economia, os seguintes cargos e vagas serão contemplados caso o concurso IBGE seja aprovado:
- 1.004 vagas efetivas: Analistas de Planejamento, Gestão, Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatística;
- 11 vagas efetivas: Pesquisadores em Informações Geográficas e Estatística;
- 1.488 vagas efetivas: Técnicos em Informações Geográficas e Estatística.
Como são oportunidades efetivas, o possível concurso IBGE não terá contratos temporários. Ainda não foram detalhados os requisitos e remunerações dos cargos.
Concurso IBGE: o que falta para ser aprovado
Assim que o IBGE enviou o documento de solicitação de um novo concurso, o Ministério da Economia analisará o pedido por meio dos departamentos competentes. Um relatório será feito indicando a viabilidade de realização do certame.
Caso o Ministério da Economia aprove o concurso IBGE, um prazo de realização será dado ao instituto. Assim, será necessário formar uma comissão, depois contratar uma banca organizadora e por fim divulgar o edital. Portanto, caso haja sinal verde do governo, o concurso deve sair no segundo semestre de 2022 ou no começo do ano que vem.
Concurso IBGE anterior
O concurso IBGE anterior foi realizado no ano de 2015. No total, 600 vagas de início imediato, para cargos de níveis médio e superior foram ofertadas. Na época, o certame foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contou com remunerações entre R$ 3.098,85 e R$ 8.734,88.
De lá para cá, o IBGE contou com certames de contratações pontuais e temporárias, entre eles o do Censo 2022, que possui mais de 200 mil vagas.