CNH: novo limite de pontuação não vale para todos; entenda as regras

Pontuação na CNH varia conforme o tipo de multa que a pessoa recebe. Veja também as mudanças na validade do documento.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por modificações, assim como algumas leis de trânsito. As mudanças foram feitas para dar mais segurança aos motoristas, passageiros e pedestres e também no sentido de retirar algumas burocracias. Um dos pontos de alteração foi em relação às multas.

continua depois da publicidade

Lembrando que o documento possui uma versão online, denominada de Carteira de Trânsito Digital (Android e iOS). A ferramenta é gratuita e pode ser usada por qualquer condutor que já possua a versão com QR Code.

CNH: novo limite de pontuação

O limite de pontuação da CNH foi modificado, visando punir quem comete infrações gravíssimas e dar mais chances a quem comete multas de intensidade mais baixa. Sendo assim, tudo depende de como o motorista se comporta no trânsito. Confira a nova pontuação:

Leia também
  • 40 pontos: somente terá o limite de 40 pontos, o condutor que não tenha nenhum tipo de multa gravíssima em seu nome;
  • 30 pontos: o motorista que tiver, no máximo, uma multa gravíssima, terá o limite de 30 pontos, antes de ter a CNH suspensa;
  • 20 pontos: o condutor que tiver duas ou mais infrações gravíssimas em seu nome terá a CNH suspensa caso atinja algum número superior a 20 pontos.

Também é importante ressaltar que os valores das multas foram reajustados para quem cometer múltiplas infrações de cunho gravíssimo.

continua depois da publicidade

Outras novidades na CNH

Além da questão dos pontos, a CNH também passou por outras mudanças. Entre as novidades, estão: os desenhos no documento do tipo de veículo que a pessoa pode conduzir; a exigência de exames toxicológicos para quem tem carteira a partir da categoria C; e a obrigatoriedade de menores de 10 anos ou que possuam até 1,45 m sejam transportados no banco de trás, com o uso da cadeirinha.

Por fim, ainda tem a questão da validade. Agora, motoristas com até 50 anos de idade poderão ter uma carteira com validade de até 10 anos. Quem tem entre 50 e 70 deverá renovar de cinco em cinco anos. Por fim, para pessoas acima de 70 anos, a renovação deverá ser feita a cada três anos.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade