Feriados nacionais 2022: confira as próximas datas de folga

Para planejar viagens ou aproveitar dias extras para desenvolver projetos fora da rotina, confira os próximos feriados de 2022.

O ano de 2022 não conta com muitos feriados prolongados, pelo contrário, muitas das datas serão nos finais de semana. Ainda assim, dá para se planejar e aproveitar alguns deles. Confira o calendário dos próximos feriados.

continua depois da publicidade

Agenda de feriados nacionais 2022

Desde dezembro de 2021, a lista de feriados nacionais foi divulgada pelo Ministério da Economia e conta com 14 datas, sendo 5 delas pontos facultativos.

Com a pandemia de COVID-19, cada vez mais as empresas e os órgãos públicos têm optado por manter o expediente nessas datas, para contribuir com as medidas preventivas contra aglomerações.

Leia também

Para se planejar dentro do calendário oficial, confira os próximos feriados de 2022:

continua depois da publicidade

15 de abril / Sexta-feira Santa / Paixão de Cristo: feriado nacional religioso que geralmente é aproveitado em família ou para pequenas viagens. Logo no domingo, dia 17 de abril, é celebrada a páscoa.

21 de abril / Quinta-feira / Tiradentes: único feriado nacional prolongado do primeiro semestre, logo, quem estiver planejando alguma viagem um pouco mais longa, essa será a época certa.

1º de maio / Domingo / Dia Mundial do Trabalho: feriado nacional também considerado "Dia do Trabalhador". Como será em um domingo, acaba não influenciando muito na rotina de trabalho.

continua depois da publicidade

07 de setembro / Quarta-feira / Independência do Brasil: feriado nacional histórico que na maioria das empresas e órgãos públicos deve ser de apenas um dia de folga. Restaurantes, shoppings e supermercados costumam funcionar normalmente.

12 de outubro / Quarta-feira / Nossa Senhora Aparecida: assim como o feriado de Independência, este provavelmente irá proporcionar apenas um dia de folga.

02 de novembro / Quarta-feira / Finados: feriado nacional de celebração daqueles que já morreram. Por esse motivo, é normal que as pessoas fiquem mais reclusas neste dia.

continua depois da publicidade

15 de novembro / Terça-feira / Proclamação da República: único feriado nacional prolongado obrigatoriamente do segundo semestre de 2022, permitindo que quem não aproveitou o do primeiro semestre, possa fazer isso agora.

25 de dezembro / Domingo / Natal: no caso deste feriado, cada segmento determina uma regra diferente, alguns podem liberar os trabalhadores já no dia 24. Outros, como supermercados, hotéis, restaurantes e shoppings, podem não liberar, já que costumam lucrar bastante nessa época.

Conforme o calendário, os pontos facultativos que ainda teremos em 2022 são:

16 de junho / Quarta-feira: Corpus Christi;

28 de outubro / Sexta-feira: Dia do Servidor Público.

Uma das situações completamente atípicas, em relação aos feriados, que marcou esse ano, foi o Carnaval. A determinação de suspensão do feriado ocorreu na maioria das cidades e, em outras, o feriado foi mantido (entretanto, sem muitas comemorações, para evitar aglomerações).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade