No estado de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirma a possibilidade de abertura, ainda em 2022, de um novo concurso TRT SP para juízes. A previsão foi divulgada após reunião interna, com a presença do presidente do órgão, Luiz Antônio Vidigal.
Realizado em 2016, o último certame destinado ao cargo de Juiz Substituto contou com ganhos de R$ 27,5 mil para as 133 vagas abertas, entre imediatas e de cadastro reserva.
Para se candidatar, foram exigidos os seguintes pré-requisitos, que tendem a ser estipulados também para o novo certame: bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada.
Edital TRT SP: como foram os certames anteriores?
O quadro de nomeados do último concurso para juízes foi divulgado em setembro de 2017. No total, o certame foi válido por quatro anos, já contados o prazo de validade, a partir da data de homologação, e de prorrogação.
Mais recentemente, em 2018, o órgão abriu novo seletivo, sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC), com iniciais de R$ 11 mil. No entanto, este edital foi destinado somente a técnicos e analistas judiciários, cargos que, por enquanto, não foram anunciados nem previstos em novo certame.
Concurso TRT SP para juízes: edital
Os aprovados no chamado XLI concurso TRT SP, lançado em 2016 e organizado pelo próprio Tribunal, passaram por cinco etapas, detalhadas no edital, disponível no site do órgão:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Duas provas escritas, também eliminatórias e classificatórias (prova dissertativa e sentença trabalhista);
- Sindicância de vida pregressa/investigação social e exames de sanidade física, mental e psicológica, todos de caráter eliminatório;
- Prova oral, eliminatória e classificatória;
- Prova de títulos, somente classificatória.
Comum a todos os inscritos, a primeira fase do certame (prova objetiva) contou com cinco horas de duração para resolução de 100 questões objetivas de múltipla escolha. Na ocasião, o conteúdo programático ficou distribuído da seguinte maneira:
- Bloco I (30 questões) – Direito Administrativo, Penal, Individual e Coletivo do Trabalho;
- Bloco II (50 questões) – Direito Processual do Trabalho, Constitucional, Civil e da Criança e do Adolescente;
- Bloco III (20 questões) – Direito Processual Civil, Previdenciário, Empresarial, Internacional e Comunitário.
Concurso TRT SP: saiba mais
Somente a publicação do novo edital confirmará quadro de vagas, conteúdo programático e cronograma do novo certame, mas as publicações anteriores podem fornecer subsídios para os estudos e organização dos candidatos.
Outras informações sobre o novo concurso TRT SP serão atualizadas assim que houver novidades e devem ser acompanhadas diretamente no site do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que abrange a cidade de São Paulo e as regiões de Guarulhos, Osasco, ABC Paulista e Baixada Santista.