A Receita Federal tornou público aos cidadãos que mais uma tentativa de golpe, envolvendo a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, vem sendo realizada. De acordo com comunicado do órgão, golpistas prometem saque imediato da restituição do IRPF.
É importante lembrar que o período para declaração do Imposto de Renda 2022 começa na próxima segunda-feira, 7 de março de 2022. A expectativa é que mais de 34 milhões de declarações sejam enviadas.
Restituição do IRPF: golpe promete saque imediato
Os bandidos utilizam informações a respeito dos valores com o objetivo de lesar os cidadãos. Por isso, o órgão alerta para cuidados com e-mails recebidos.
Golpes do tipo são bastante comuns. Essa mensagem tem como assunto “Saque Imediato” e os criminosos disponibilizam um link chamado “Baixar Chave de Acesso”.
Calendário oficial da restituição em 2022
Lembrando que o governo federal já tornou público o calendário de restituição do Imposto de Renda em 2022, confira:
- 1º lote será repassado em 31 de maio de 2022;
- 2º lote será repassado em 30 de junho de 2022;
- 3º lote será repassado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote será repassado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote será repassado em 30 de setembro de 2022.
A restituição poderá ser enviada por Pix, com o interessado escolhendo a modalidade durante a declaração.
Novas regras para declaração do IR 2022
As novas regras nos procedimentos da declaração do Imposto de Renda para 2022 incluem diferentes códigos na ficha de bens e direitos, alterações no documento de rendimentos recebidos e declaração de moradia para dependentes e titulares.
Para as declarações pré-preenchidas, a Receita Federal vai utilizar os dados recebidos por meio das informações preenchidas nos anos anteriores. Contudo, será de responsabilidade do cidadão conferir as informações para evitar falhas na restituição do IR.
A restituição por meio do Pix e as novas regras permitem maior facilidade ao cidadão. Assim, a decisão da Receita objetiva a redução no número de reagendamentos em decorrência de contas atrasadas, além de aumentar a segurança da pessoa física e facilitar os procedimentos à distância.
A entrega dos documentos nos primeiros dias do prazo podem acarretar mais chances de entrar nos primeiros lotes de restituição. Dessa forma, antecipe e separe os documentos com antecedência para minimizar os riscos e garantir a restituição.