Concursos serão atendidos, diz ministro Paulo Guedes

Concursos públicos federais são esperados por muitos brasileiros que desejam se tornar servidores. Reajuste de salário também foi pautado.

Milhares de brasileiros estão esperando por certames públicos federais. E de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o desejo de novos concursos pode ser atendido em breve. A declaração ocorreu durante uma entrevista Jornal Direto ao Ponto, da Jovem Pan.

continua depois da publicidade

Entre os concursos mais esperados estão o da Receita Federal e o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ambos não são realizados há vários anos, sendo que os respectivos órgãos contam com déficits de milhares de servidores.

Novos concursos federais

Segundo Guedes, o governo federal teve dificuldades de liberar os concursos por conta da economia, afetada pela pandemia e, agora, pela inflação. Sendo assim, foi preciso esperar que os cofres da União tivessem um fôlego para que certames fossem realizados.

Leia também

Mesmo assim, ele fez questão de informar que ainda não haverá uma grande liberação de concursos de uma só vez. “Os concursos serão atendidos. Parcimoniosamente, mas serão atendidos", disse o ministro durante o programa, sem detalhar quais concursos serão realizados ainda em 2022.

continua depois da publicidade

De acordo com Guedes, tudo dependerá do andamento da economia. Além disso, ele fez questão de destacar que a pandemia fez com que o governo digitalizasse e aperfeiçoasse parte dos serviços públicos ofertados, o que demandaria uma menor quantidade de pessoas.

“Estamos fazendo isso [liberação de concursos], quando não são números extraordinariamente elevados. Houve contratações abusivas no passado e nós temos um choque digital. Fizemos uma reforma administrativa invisível", justificou o ministro em relação ao número de vagas dos concursos.

continua depois da publicidade

Paulo Guedes ainda falou que até mesmo os salários dos servidores públicos serão reajustados no futuro. Atualmente, o governo federal vem sofrendo pressão por parte dos servidores, pois os ganhos estão congelados há anos, sem aumento conforme a inflação.

No entanto, ele não deu detalhes sobre como o reajuste salarial seria feito e nem conseguiu dar um prazo. Portanto, será necessário aguardar anúncios oficiais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade