Concurso Marinha: lei reduz limite de idade para ingresso em certas áreas

Nova lei traz novos critérios para ingresso na Marinha, inclusive reduzindo limite de idade para ingresso por meio do concurso público.

Foi sancionada a Lei 14.296/22, que define uma nova legislação do Sistema de Ensino Naval (SEN), com cursos para praças, de graduação, de qualificação técnica especial e de aperfeiçoamento avançado e, além disso, prevê que os cursos e estágios à distância são equivalentes aos presenciais. A nova lei também reduz o limite de idade para ingresso por meio do concurso Marinha.

continua depois da publicidade

Fora isso, o texto restringe o ingresso de pessoas com tatuagens na Marinha do Brasil. Dessa forma, ficam proibidos os desenhos que remetam a “ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas”.

Concurso Marinha: nova idade para ingresso

Agora, por meio da nova lei, ficou reduzido de 36 para 35 anos o limite de idade para ingresso no corpo de saúde, no corpo de engenheiros e no quadro técnico do corpo auxiliar da Marinha. O ingresso nesses cargos é por meio de concurso público.

Leia também

A Lei 14.296/22, sancionada no começo de 2022, proíbe também o ingresso na Marinha de pessoas com tatuagens que façam alusão a violência, criminalidade, discriminação e preconceito de raça, sexo ou credo também servirão de impedimento. Pessoas tatuadas na cabeça, rosto ou parte da frente do pescoço serão negadas.

continua depois da publicidade

A lei teve origem no projeto de lei (PL) 5010/20, que foi aprovado na Câmara dos Deputados em agosto e no Senado Federal em dezembro de 2021. Ela é resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não restringir tatuagens em editais de concursos públicos.

A única exceção estipulada pelo STF foi quanto às “situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores”. Além dessas modificações, a nova lei traz ainda outras regras, como a inclusão de cursos para praças, de graduação, de qualificação técnica especial e de aperfeiçoamento avançado no Sistema de Ensino Naval (SEN) e também com a criação de cursos e estágios que serão realizados à distância, que terão o mesmo valor dos presenciais.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade