Programa Jovem Aprendiz: confira regras e requisitos atualizados

Programa Jovem Aprendiz objetiva oferecer oportunidade de aprendizagem prática e servir de porta de entrada para o mercado de trabalho.

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa federal, que já completa mais de 20 anos em vigor no Brasil, que visa objetiva estimular empresas e órgãos públicos a contratar jovens de 14 a 24 anos de idade, além de pessoas com necessidades especiais, sem limite de idade.

continua depois da publicidade

Além de oferecer aos estudantes uma oportunidade de aprendizagem prática e servir de porta de entrada para o mercado formal de trabalho, a política pública também busca qualificar e oferecer mão de obra para as empresas.

A proposta do Programa Jovem Aprendiz é unir o estudo e a prática. Por isso, a chamada Lei da Aprendizagem (10.097/00) estabelece que a jornada diária do aprendiz não deve superar seis horas diárias

Programa Jovem Aprendiz: saiba detalhes

Leia também

O principal requisito para acessar o Programa Jovem Aprendiz é o de que o aluno precisa estar matriculado na escola. Além disso, segundo a lei é preciso que ele tenha entre 14 e 24 anos de idade.

continua depois da publicidade

Assim, após ser contratado como aprendiz, o jovem recebe salário e outros direitos trabalhistas e previdenciários, dentre os quais o vale-transporte, 13° salário, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O contrato de trabalho não pode ser superior a dois anos, exceto em casos de portadores de necessidades especiais.

Além da contratação dos jovens, será dever dos empregadores matriculá-los em cursos oferecidos por entidades de aprendizagem e qualificação, tais como as que formam o Sistema S, escolas técnicas, entidades sem fins lucrativos e agrotécnicas. Fazem parte do Sistema S:

continua depois da publicidade
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio - Senac;
  • Serviço Social do Comércio - Sesc;
  • Serviço Social da Indústria - Sesi;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop;
  • Serviço Social de Aprendizagem do Transporte - Senat;
  • Serviço Social de Transporte - Sest;
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade