Mais de 741 mil vagas estão previstas em concursos públicos do país

Concursos públicos espalhados pelo país devem empregar centenas de milhares de novos servidores na União, estados e municípios.

O ano de 2022 começou promissor para os concurseiros no país. Mais de 741 mil vagas estão previstas para serem ofertadas. As oportunidades estarão divididas em concursos públicos nacionais, estaduais e municipais.

continua depois da publicidade

Além da Lei Orçamentária Anual (LOA) do governo federal e das leis de orçamento para estados e municípios, muitas instituições preveem novas oportunidades efetivas - neste ano ou em breve. Assim, separamos quatro concursos muito aguardados e que devem sair em 2022.

A lista completa pode ser acessadas em nossa categoria de concursos previstos.

Concurso INSS

Leia também

Um dos certames mais esperados pelos concurseiros do país, o concurso INSS está previsto para ter 7.575 vagas. Considerando que a LOA 2022 prevê mais de 66 mil vagas para o Executivo, é possível que haja o certame.

continua depois da publicidade

Além disso, é válido lembrar que o órgão possui um grande déficit e que aposentados e pensionistas vêm sofrendo com a falta de funcionários.

As oportunidades devem ser para Técnico do Seguro Social e para Analista do Seguro Social.

Concurso Câmara dos Deputados

Apesar da LOA 2022 prever apenas 28 vagas, o concurso Câmara dos Deputados chama a atenção pelos salários. No último certame, eles chegaram a R$ 25 mil.

Além disso, as 28 vagas são muito poucas perto do déficit que ultrapassa os 900 servidores. Sendo assim, pode ser que o certame saia com mais oportunidades.

continua depois da publicidade

Concurso PC SP

O concurso PC SP deve ter o seu edital divulgado em breve. Por enquanto, a Polícia Civil de São Paulo já determinou que a Vunesp será a banca organizadora.

O certame contará com 2.939 vagas, somente para nível superior, que serão divididas da seguinte maneira:

  • Delegado: 250 vagas;
  • Investigador: 900 vagas;
  • Escrivão: 1.600 vagas;
  • Médico Legista: 189 vagas.

Dependendo do cargo, a remuneração poderá ultrapassar os R$ 10 mil. O último concurso PC SP foi realizado em 2018.

Concurso Inmetro

O concurso Inmetro pode ter 430 vagas neste ano. Um pedido foi realizado pela autarquia ao Ministério da Economia. Existe uma grande possibilidade de aprovação, pois o déficit de servidores é de 1.177 pessoas.

continua depois da publicidade

Outro detalhe que chama a atenção é que a maior parte dos cargos a serem preenchidos fica no estado do Rio de Janeiro, cerca de 75% da demanda.

Como ainda não houve resposta do Ministério da Economia, não há previsão de divulgação do edital. No entanto, há grandes possibilidades de sair em 2022.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade