Vai ter novo concurso Caixa em 2022 para ampla concorrência? Entenda

A Caixa comentou sobre a possibilidade de lançar um novo concurso. O edital pode ajudar a diminuir o déficit de servidores do banco.

A expectativa de um novo concurso Caixa vem tomando maiores proporções depois que o banco comentou sobre a possibilidade. Em resposta a um internauta nas redes sociais, a instituição informou que pode ser lançado um edital assim que o prazo de vigência do certame de 2014 for encerrado.

continua depois da publicidade

Isso porque a seleção realizada há pouco mais de sete anos foi a última para ampla concorrência. Como o concurso anterior da Caixa, aberto em 2021, foi exclusivo para pessoas com deficiência (PcDs), sua validade não seria empecilho para um certame geral.

Além disso, um novo edital seria a solução para o déficit de servidores do banco. Veja o que o órgão disse em seu Twitter oficial:

concurso caixa

Foto: Reprodução / Twitter Oficial da Caixa

Leia também

Concurso Caixa: déficit de funcionários cresceu nos últimos anos

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que, entre 2015 a 2020, a Caixa perdeu mais de 14 mil postos de trabalho. Além disso, entre 2018 e 2020, o número de clientes da instituição financeira subiu em 65%.

continua depois da publicidade

Esses índices foram notados pelo Dieese a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Analisando um período de tempo mais longo, os números são ainda maiores. Segundo Sérgio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o banco teve uma redução de 19,7 mil servidores de 2014 a 2021.

De acordo com Takemoto, "os dados do Dieese comprovam a situação crítica do quadro de pessoal da Caixa Econômica".

O presidente da Fenae ainda pontuou que o banco é responsável por uma série de serviços, como o auxílio emergencial, financiamentos e outros benefícios sociais. Sendo assim, um novo concurso Caixa seria estratégico para manter o bom funcionamento da instituição.

continua depois da publicidade

Concurso Caixa: como foram as últimas seleções

O edital mais recente foi lançado em 2021, contando com 1.100 vagas para o cargo de Técnico Bancário. Todas as oportunidades eram para a categoria PcD, devendo os candidatos terem nível médio completo. Os contratados contarão com 30 horas semanais de trabalho e remuneração de R$ 3 mil.

Antes disso, houve um concurso Caixa em 2014 para ampla concorrência com vagas apenas de cadastro reserva. Na época, o cargo ofertado também foi de Técnico Bancário, mas a remuneração oferecida era de R$ 2.025,00. A seleção foi organizada pelo Cespe/UnB e teve seu prazo de validade prorrogado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade