O governo federal informou que aproximadamente R$ 8 bilhões poderão ser devolvidos pelos bancos, onde R$ 3,9 bilhões estarão inicialmente disponíveis. Para isso, o Banco Central lançou uma ferramenta que vai auxiliar a descobrir quem tem dinheiro esquecido em banco.
O novo sistema do BC acabou saindo do ar devido ao volume de acessos, o que também causou instabilidade no site como um todo. No entanto, é possível consultar o valor por meio do Registrato. Essa página, até o momento, segue funcionando conforme testes feitos pela equipe do Concursos no Brasil.
É importante destacar que o valor a receber dos bancos corresponde às contas correntes ou poupanças que foram encerradas, mas que o dinheiro ainda não havia sido sacado pelo cliente.
Como fazer a consulta pelo Registrato
- Acesse o site do Registrato;
- Faça o seu login por meio da conta gov.br. Caso não tenha, crie uma nova de forma gratuita;
- Clique na opção de valores a receber;
- Clique em “Solicite aqui” para receber o dinheiro.
Depois desse processo, o banco terá o prazo de até 12 dias úteis para repassar os valores para uma nova conta. Caso isso não ocorra, entre em contato com a sua instituição financeira.
Consulta pela nova plataforma está suspensa no momento
A nova plataforma de consultas continua suspensa devido ao volume de acessos. No entanto, o Banco Central informou que está trabalhando para retomar o funcionamento da página. De qualquer maneira, detalhamos logo abaixo como será possível efetuar a consulta dos valores a receber:
- Acesse o site do BC (Banco Central);
- Selecione “Minha Vida Financeira”;
- Clique em “Valores a Receber”;
- Em seguida, clique na opção “Consulta ao Relatório Valores a Receber”;
- Depois, selecione “iniciar consulta”;
- O site pedirá que você informe seu CPF e digite o código “captcha”;
- Depois, o sistema fará uma consulta de forma automática com seus dados;
- Caso haja algum dinheiro, o Banco Central irá apontar.
Caso o sistema não aponte nenhum valor a receber, significa que nenhum banco possui algum recurso em seu nome em contas inativas.