As inscrições no concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) se encerram às 16h desta sexta-feira (21/01). Os aprovados serão contratados para trabalhar no Censo Demográfico 2022. Pensando nisso, o Instituto liberou uma apostila de preparação para os candidatos.
“O conteúdo da prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato tenha acesso às informações necessárias para responder às questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da FGV”, informou Brunho Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE.
Dessa forma, os candidatos precisam acessar o site da banca organizadora e fazer o download do documento para estudar sobre a função a ser exercida. É importante consultar o edital para verificar quais serão os conteúdos gerais a serem cobrados no concurso IBGE. Os links de acesso são:
- Apostila para Agente Censitário Municipal e Supervisor;
- Apostila para Recenseador.
Concurso IBGE: veja os detalhes da seleção
O Instituto está oferecendo 206.891 vagas imediatas temporárias para a realização do Censo Demográfico. As inscrições ficarão abertas até as 16h do dia 21 de janeiro e 2022 e deverão ser realizadas pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo certame. As oportunidades estão divididas em dois editais:
- Edital n° 09/2021: 5.450 vagas para Agente censitário Municipal (ACM) e 18.420 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS), com remuneração de R$ 2.100 e R$ 1.700 respectivamente em jornadas de 40 horas semanais de trabalho;
- Edital n° 10/2021: 183.021 vagas para Recenseador, com remuneração variável de acordo com a área de trabalho e quantidade de entrevistas diárias. Os contratados deverão exercer de 25h a 50h semanais de trabalho.
O concurso IBGE contará com apenas uma etapa classificatória no formato de prova objetiva, que deve acontecer no dia 10 de abril de 2022. Os candidatos responderão questões de:
- Matemática (apenas Recenseador);
- Raciocínio Lógico-Quantitativo (apenas ACM e ACS);
- Noções de Administração e Situações Gerenciai (apenas ACM e ACS);
- Língua Portuguesa (todos);
- Ética no Serviço Público (todos);
- Conhecimentos Técnicos (todos).