Quais são os erros mais cometidos em redação para concurso público?

Provas de redação em concurso público costumam atrapalhar concurseiros despreparados. Veja os principais erros e como evitá-los.

Além de ter que focar nas questões de múltipla escolha, muitos concurseiros ainda precisam fazer uma redação durante os certames. No entanto, produzir um texto requer preparo e muita prática durante a fase dos estudos. Sendo assim, veja quais são os erros mais cometidos em redações de concursos.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que provas de redação costumam ser comuns em concursos de órgãos federais e para cargos de níveis superior. Mesmo assim, alguns certames também exigem que candidatos de níveis médio e fundamental façam um texto.

Quais são os erros mais cometidos em redações de concurso

Nas redações de concurso, os erros mais comuns são os seguintes:

Leia também

Não ler os textos de apoio e fugir do tema

Os textos de apoio não estão na introdução de forma aleatória. Eles servem como referência do assunto e oferecem até alguns dados relevantes para ajudar o concurseiro no momento de produção do texto.

continua depois da publicidade

Assim, o texto de apoio colabora também para que a pessoa não fuja do tema proposto, o que retira grande parte da nota e até pode zerar o texto dependendo da situação. Portanto, atenha-se ao que é pedido na introdução e fique de olho no texto-base.

Erros de concordância e coerência

Os erros de concordância e coerência são comuns. Geralmente, eles ocorrem por dois motivos: falta de atenção na hora de escrever ou falta de prática de redação durante a fase de preparação para o concurso.

continua depois da publicidade

Portanto, lembre-se de que não adianta estudar somente as matérias que vão cair nas provas. Praticar redação, com temas diversos, ajuda a manter um bom nível de escrita.

Não usar a folha de rascunho e não revisar

Quando fizer um texto, lembre-se sempre de utilizar a folha de rascunho. A partir dela, será possível fazer uma revisão do seu texto, fazendo alterações de frases ou correção de palavras erradas. Lembra da concordância e da coerência? É aqui que os problemas podem ser resolvidos.

Quem não faz a revisão ou não usa a folha de rascunho costuma deixar passar muitos erros, sendo a maioria deles os que citamos anteriormente ao longo da matéria. Portanto, use a folha de rascunho e faça a revisão.

continua depois da publicidade

Não controlar o tempo

Por fim, um outro erro comum é não utilizar o tempo de forma correta. Afinal, durante a prova, geralmente o candidato precisa fazer a redação e responder as questões de múltipla escolha. Então, lembre-se de dar tempo suficiente para fazer a redação.

Quer mais dicas sobre redações? Confira o nosso texto sobre como fazer uma redação nota 10. Lembre-se também de entrar nos sites das bancas como Cebraspe e FGV para ver mais sobre as provas de redação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade