Quais são os erros mais cometidos em redação para concurso público?

Provas de redação em concurso público costumam atrapalhar concurseiros despreparados. Veja os principais erros e como evitá-los.

Além de ter que focar nas questões de múltipla escolha, muitos concurseiros ainda precisam fazer uma redação durante os certames. No entanto, produzir um texto requer preparo e muita prática durante a fase dos estudos. Sendo assim, veja quais são os erros mais cometidos em redações de concursos.

Vale lembrar que provas de redação costumam ser comuns em concursos de órgãos federais e para cargos de níveis superior. Mesmo assim, alguns certames também exigem que candidatos de níveis médio e fundamental façam um texto.

Quais são os erros mais cometidos em redações de concurso

Nas redações de concurso, os erros mais comuns são os seguintes:

Não ler os textos de apoio e fugir do tema

Os textos de apoio não estão na introdução de forma aleatória. Eles servem como referência do assunto e oferecem até alguns dados relevantes para ajudar o concurseiro no momento de produção do texto.

Assim, o texto de apoio colabora também para que a pessoa não fuja do tema proposto, o que retira grande parte da nota e até pode zerar o texto dependendo da situação. Portanto, atenha-se ao que é pedido na introdução e fique de olho no texto-base.

Erros de concordância e coerência

Os erros de concordância e coerência são comuns. Geralmente, eles ocorrem por dois motivos: falta de atenção na hora de escrever ou falta de prática de redação durante a fase de preparação para o concurso.

Portanto, lembre-se de que não adianta estudar somente as matérias que vão cair nas provas. Praticar redação, com temas diversos, ajuda a manter um bom nível de escrita.

Não usar a folha de rascunho e não revisar

Quando fizer um texto, lembre-se sempre de utilizar a folha de rascunho. A partir dela, será possível fazer uma revisão do seu texto, fazendo alterações de frases ou correção de palavras erradas. Lembra da concordância e da coerência? É aqui que os problemas podem ser resolvidos.

Quem não faz a revisão ou não usa a folha de rascunho costuma deixar passar muitos erros, sendo a maioria deles os que citamos anteriormente ao longo da matéria. Portanto, use a folha de rascunho e faça a revisão.

Não controlar o tempo

Por fim, um outro erro comum é não utilizar o tempo de forma correta. Afinal, durante a prova, geralmente o candidato precisa fazer a redação e responder as questões de múltipla escolha. Então, lembre-se de dar tempo suficiente para fazer a redação.

Quer mais dicas sobre redações? Confira o nosso texto sobre como fazer uma redação nota 10. Lembre-se também de entrar nos sites das bancas como Cebraspe e FGV para ver mais sobre as provas de redação.

Leia também

você pode gostar também

Estágio Caixa tem 6,8 mil vagas abertas; saiba como se inscrever

Estágio Caixa Econômica Federal é destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior. Veja como participar.

Pagamento em cheque cai em desuso e Pix pode ter influenciado

Pagamento por meio de cheque especial segue caindo. Redução chega a 94% em comparação com o ano de 1995.

Venda de férias está prevista na CLT; veja as regras e como funciona

Comum entre os trabalhadores, prática acontece em empresas, entretanto existem algumas regras e limites previstos na lei para a venda de férias.

IPTU atrasado gera multa para o contribuinte

A multa para o contribuinte que não paga o IPTU no prazo correto é acumulativa, e varia de acordo com o período de inadimplência do cidadão.

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.