Novo golpe com Pix e QR Code: saiba identificar e se proteger

Golpes financeiros são recorrentes e, por meio de plataformas digitais, estão cada vez mais variados. Veja novo golpe com Pix e QR Code.

Os golpes financeiros mais realizados no Brasil usam o número do CPF do cidadão para abertura de novas contas, compras e solicitação de empréstimos. Além disso, por meio de plataformas digitais, novo golpe com Pix e QR Code vem sendo registrado por consumidores.

continua depois da publicidade

O avanço da tecnologia promoveu mudanças consideráveis na vida financeira dos clientes. Contudo, com ela, golpes financeiros ficaram mais especializados e direcionados à modalidade digital.

Como funciona o novo golpe com Pix e QR Code?

Os criminosos encontraram agora um novo golpe com Pix e QR Code. Eles atuam na falsificação de faturas de empresas, que são enviadas aos clientes. O pagamento é feito por meio de códigos da tecnologia QR Code, que são realizadas pela vítima usando o Pix do seu aplicativo bancário.

A partir do momento que o cliente realiza o pagamento, o valor vai direto para a conta dos criminosos. Para ludibriar o cliente, as faturas falsas são copiadas de forma quase idênticas às originais.

continua depois da publicidade

Além disso, os golpistas imitam o visual das faturas, endereço eletrônico de site ou visual das empresas reais para simular os oficiais. Eles oferecem também algumas vantagens para realizar aquele pagamento com QR Code, como descontos.

Outra tática tem sido oferecer planos de serviços de streaming, como Netflix, Globoplay e HBO Max, contactando o cliente por e-mail, e oferecendo o serviço por um valor mais em conta.

Como evitar cair nesses golpes?

Caso você caia nesse tipo de golpe, fica praticamente impossível reaver o valor transferido. Essa é a tática dos golpistas, pois os pagamentos são instantâneos e eficazes.

continua depois da publicidade

Para evitar esse tipo de situação, é importante estar atento a alguns detalhes:

  • Confira se o endereço eletrônico é confiável (veja se possui um cadeado na URL, pois isso indica um endereço seguro);
  • Confira os canais de comunicação oficiais da empresa que você irá efetuar o pagamento;
  • Confirme as informações do destinatário antes de concluir o pagamento via Pix;
  • Atenção aos seus dados pessoais que constam na fatura.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade