Haverá aumento na validade da CNH a partir deste ano? Entenda

Presidente Jair Bolsonaro sugere realizar novas modificações na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com as recentes mudanças relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alguns motoristas ficaram confusos em relação aos prazos e outros esperam que outras alterações sejam feitas. Afinal, haverá aumento na validade da CNH a partir deste ano?c

Presidente Jair Bolsonaro deu indicações de que quer mexer novamente nas regras da CNH. Reformas ocorreram no ano passado.

Mudanças na validade da CNH em 2022

Por enquanto não há confirmação de mudança na validade da CNH para 2022. A última modificação ocorreu em 2021, quando o Congresso Nacional aprovou uma pequena reforma no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Uma das mudanças mais sentidas foi o aumento de validade da CNH para pessoas que têm até 50 anos de idade. Agora, o prazo é de dez anos para renovar o documento. Quem possui idade entre 50 e 69 anos conta com prazo de cinco anos. De 70 para cima, é preciso renovar a cada três anos.

Bolsonaro quer novo limite para quem tem até 75 anos

Durante uma de suas tradicionais lives, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que deseja modificar o prazo de validade das carteiras para pessoas com até 75 anos de idade. Segundo ele, a ideia é igualar com o prazo com quem tem até 50 anos.

amos encaminhar para o parlamento o novo projeto. Vamos pedir urgência. Para que a validade de dez em dez anos seja para quem tem até 75 anos de idade. Afinal de contas, qual o limite de idade do pessoal do Supremo Tribunal Federal? 75 anos”, disse o presidente na live.

No entanto, vale lembrar que, apesar da fala de Bolsonaro, o governo ainda não enviou um projeto para a modificação do prazo. E mesmo após a apresentação do texto, o Congresso Nacional precisará apreciar a matéria e colocar em votação.

Leia também

você pode gostar também