O governo federal anunciou que abriu o prazo de inscrição para o Simples Nacional 2022. O prazo para registro é até o dia 31 de janeiro de 2022, sendo que todo o processo deve ser feito de forma online.
- Confira se você vai receber o abono salarial PIS/Pasep em 2022
- Auxílio Gás começa a ser pago; veja calendário e quem tem direito
O Simples Nacional é uma forma de tributação na qual impostos e demais burocracias são reduzidos, facilitando a gestão da empresa e barateando os custos de operação. A opção é voltada aos pequenos empresários.
No dia 15 de fevereiro, serão divulgadas as empresas que aderiram ao regime com sucesso. Ainda segundo o governo, durante o prazo de solicitação, é possível mudar de ideia e cancelar a adesão ao Simples Nacional.
Quem pode aderir ao Simples Nacional 2022
Qualquer microempresa que cumpra todo o regulamento do Simples Nacional pode aderir à opção. Entre os requisitos está o de não haver pendências com entes federados. A verificação será feita pela União, por meio da Receita Federal.
Vale lembrar que a abertura de agora é só para empresas que já foram abertas anteriormente. Novas empresas podem aderir ao Simples Nacional no prazo de 30 dias após seu registro. Quem já faz parte do Simples Nacional não precisa participar da abertura de adesão.
Como aderir ao Simples Nacional
Confira os passos abaixo para aderir ao Simples Nacional:
- Primeiro, verifique se sua empresa cumpre os requisitos para fazer parte do Simples Nacional;
- Em seguida, entre no site do Portal do Simples Nacional;
- Vá na opção “Simples Serviços”;
- Clique em “Opção”;
- Depois, vá em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”;
- O site oferece o serviço por meio de um código de acesso ou por certificado digital.
Como informado, o resultado sai no dia 15 de fevereiro de 2022. Independentemente do dia de ingresso, o Simples Nacional tem valor retroativo, com validade desde o dia 01 de janeiro de 2022.