Posso perder o carro se eu não pagar o IPVA em 2022? Entenda aqui

O motorista que não pagar o IPVA 2022 corre vários riscos, desde multas e juros até ter o veículo apreendido pelo Detran.

Brasileiros que possuem carros precisam lidar, anualmente, com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa taxa pode ser paga integralmente agora no início do ano, ou parcelada ao longo dos meses. É importante saber que quem não pagar o IPVA 2022 pode sofrer uma série de consequências.

continua depois da publicidade

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2022

O primeiro impacto para os atrasados na quitação do imposto é a pontuação na CNH e o segundo são multas sobre o valor do IPVA. A partir do primeiro dia de vencido, é aplicada uma porcentagem diária sobre a taxa. Cada estado decide de quanto será a multa. Por exemplo, em São Paulo é acrescido 0,3% por dia.

Além disso, também são imputados outros juros baseados na taxa Selic. Outra consequência de não pagar o IPVA é ter o nome inscrito na dívida ativa. Ou seja, seu CPF pode ir parar nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e ficar com algumas restrições.

O risco mais temido pelos condutores é ficar sem o veículo. Por isso é importante saber que essa é uma possibilidade real. Isso porque com o nome negativado, não é possível realizar o licenciamento, que valida a documentação do automóvel. Sem os documentos em dia, o Detran pode apreender o veículo.

continua depois da publicidade

Caso isso aconteça, para recuperar o automóvel, será necessário:

  • Pagar o IPVA;
  • Quitar os juros e as multas dos dias que o veículo ficou no pátio do Detran;
  • Validar documentações necessárias no Poupa Tempo.

Vale ressaltar que, quem não cumprir essas regras pode perder definitivamente o automóvel, que vai para leilão.

 

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade