Haverá reajuste salarial para servidores neste ano de 2022?

Servidores públicos estão sem reajuste de salário há anos. Por enquanto, governo só prometeu rever valores da segurança pública.

Há anos sem receber reajustes, servidores de diversas áreas vêm pedindo por uma revisão nos ganhos. As solicitações aumentaram quando o presidente Jair Bolsonaro apontou para reajustes na área de segurança pública. Afinal, haverá reajuste salarial para servidores públicos em 2022?

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, por conta da pandemia, o Brasil passa por uma crise econômica na qual houve um descontrole da inflação. O índice ultrapassou o teto estabelecido pelo governo federal, encarecendo o custo de vida no país. Como não houve reajustes para servidores, o poder de compra de milhões de trabalhadores de órgãos públicos caiu.

Reajuste para servidores em 2022

Com a proximidade das eleições, em outubro desse ano, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o reajuste dos servidores públicos. No início, foi afirmado por ele que havia a intenção de rever os valores apenas para quem fizesse parte da área de segurança pública.

“Primeiramente, não está garantido o reajuste para ninguém. Tem uma reserva de R$ 2 bilhões que poderia ser usada para a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, além do pessoal do sistema prisional. Mas outras categorias viram isso e disseram ‘eu também quero”, comentou no sábado, dia 08 de janeiro.

continua depois da publicidade

Isso fez com que os demais servidores passassem a pressionar ainda mais pelo reajuste dos salários, por considerarem injusto que somente algumas categorias fossem beneficiadas. A pressão acabou chegando no executivo.

Bolsonaro chegou a afirmar que “tudo é possível”, mas que o governo não possui recursos para fazer o reajuste:

“Não tem espaço no Orçamento neste momento. Você vê a dificuldade de negociar os precatórios para poder dar o Auxílio (Brasil). Agora, estamos prontos para conversar”, disse Bolsonaro, em uma espécie de recado ao Congresso Nacional.

continua depois da publicidade

No momento, servidores da Receita Federal já passaram a demorar a liberar importações. Segundo representantes do setor de combustíveis, o prazo de liberação saiu de dois para dez dias, o que pode prejudicar no abastecimento do mercado nacional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade