Saiba como fazer inscrição no INSS e gerar seu NIT

Quem tem idade superior a 16 anos pode fazer sua inscrição no INSS e começar a contribuir. O procedimento pode ser feito online.

Interessados em contribuir com a Previdência Social para garantir aposentadoria no futuro podem fazer sua inscrição no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pela internet. Ou seja, não é necessário sair de casa para utilizar o serviço. O trabalhador precisa, apenas, ter acesso à internet.

continua depois da publicidade

Quem trabalha de carteira assinada já é registrado no órgão pelo seu empregador, que realiza o recolhimento mensal. Mas quem não tem emprego formal e quer começar a contribuir, precisa realizar o cadastro e gerar o seu Número de Registro do Trabalhador (NIT).

Qualquer brasileiro que tenha 16 anos ou mais pode fazer inscrição no INSS para contribuir de forma obrigatória ou independente. Na hora do cadastro, é preciso verificar a lista de atividades do sistema e marcar aquela na qual você se encaixa. Os contribuintes passam a ter direito a benefícios como:

  • Aposentadoria;
  • Seguro-desemprego;
  • Auxílio-doença;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte (para os dependentes do segurado).

Como fazer inscrição no INSS?

Não é necessário se deslocar a uma agência da Previdência para se cadastrar. Com um celular ou outro aparelho eletrônico que acesse a internet, o cidadão pode se registrar pelo site Meu INSS ou app de mesmo nome (disponível para Android e iOS). Para fazer sua inscrição no INSS, você deve:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o Meu INSS;
  2. Clicar em "Inscrever no INSS";
  3. Preencher os dados solicitados e enviar o pedido.

Assim que a solicitação foi finalizada, é gerado o seu NIT. Aqueles que já possuem número do PIS ou Pasep ou Número de Identificação Social (NIS), obrigatoriamente, têm que se registrar no Instituto. Quando esse for o caso, é só usar um desses códigos para fazer sua inscrição no INSS.

Contudo, se o cadastramento for realizado por um procurador ou se for para uma criança, o procedimento é diferente. Nessa situação, a solicitação deve acontecer por telefone, ligando na Central 135 das 7h às 22h (horário de Brasília), ou presencialmente numa agência.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade