Concurso IBGE 2022: veja como solicitar isenção da taxa de inscrição

O prazo para solicitar a isenção de taxa do concurso IBGE 2022 é o mesmo do período de inscrição. O procedimento é feito pela internet.

As inscrições do concurso IBGE 2022 para Recenseador e Agente Censitário foram prorrogadas até as 16h do dia 21 de janeiro de 2021. Com isso, o prazo para solicitar isenção de taxa também foi estendido. O procedimento é feito pela internet, por meio do site da banca organizadora (edital 09 e edital 10).

continua depois da publicidade

Os interessados em participar do certame devem arcar com custos de R$ 57,50 ou R$ 60,50, dependendo do cargo pretendido. No entanto, existe uma série de critérios que podem eximir o candidato de pagar os valores cobrados. Têm direito à isenção:

  • pessoas economicamente hipossuficientes inscritas no CadÚnico que sejam membros de famílias de baixa renda; e
  • doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Concurso IBGE 2022: como solicitar isenção de taxa?

A solicitação de isenção de taxa do concurso IBGE 2022 varia de acordo com a categoria em que o candidato se encaixa, mas é realizada no momento da inscrição. No caso de hipossuficiência, é necessário informar os dados pessoais existentes no órgão de Assistência Social municipal que realizou o registro no CadÚnico.

Já quem for doador de medula óssea deve comprovar sua situação por anexando atestado ou laudo médico digitalizado no formulário de inscrição. Não será aceito documento enviado por faz ou outras vias eletrônicas, nem alteração após o pedido ser concluído.

continua depois da publicidade

O laudo deve ser legível e ter sido emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, cadastrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). Ele deve conter data da doação e número de registro no REDOME. Além disso, o formato do documento enviado em um dos três formatos: PDF, JPG ou JPEG.

Vale ressaltar que o arquivo 3 MB. Caberá à banca organizadora do concurso IBGE 2022 verificar junto ao órgão de doações as informações prestadas. A empresa também poderá exigir o documento original para fim de comparação.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade