IPVA 2022: vale a pena fazer o pagamento à vista ou parcelado?

O pagamento do IPVA é anual e, para 2022, o valor deve ficar ainda mais alto e os donos de veículos precisam estar preparados.

Assim como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) também deve ser pago todos os anos. A cobrança chega logo nos primeiros meses. Essa taxa pode ser paga em parcela única ou dividida ao longo dos meses.

continua depois da publicidade

No entanto, muitos condutores ficam na dúvida de qual é a melhor forma para quitar essa conta. Para 2022, o valor do IPVA deve ficar mais alto considerando a valorização de 30% dos veículos.

Como pagar o IPVA de 2022

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, acredita que a melhor forma é pagar o imposto em apenas uma vez. Segundo ele, essa ação pode contar com descontos que, muitas vezes, são propostos pelos governos estaduais.

Dessa forma, as condições especiais variam de região para região. No entanto, o educador ressalta que essa opção é para quem se planejou financeiramente ao longo do ano. Ou seja, para quem conseguiu fazer uma reserva de dinheiro ao longo de 2021, a melhor opção é quitar a taxa em parcela única.

continua depois da publicidade

Já para as pessoas que não têm esse valor guardado, o parcelamento pode ser considerado. Isso porque se “for pagar e ficar totalmente descapitalizada, não vale a pena”, afirma Domingos. Nesse caso, ele chama a atenção para dois pontos principais a serem analisados:

  • Em quantos meses o IPVA 2022 será quitado;
  • Como isso vai afetar o orçamento mensal.

A dica é colocar todos os gastos fixos num planilha, mais o valor do imposto. Assim, é possível controlar as despesas e evitar que as parcelas sejam estendidas por muito tempo. É possível que o consumidor consiga descontos nessa situação. O importante é finalizar o pagamento mantendo a segurança financeira.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade