Concurso IBGE: veja como calcular a remuneração para Recenseador

A remuneração do concurso IBGE para Recenseador é variável e depende do número de entrevistas e horas trabalhadas.

O concurso IBGE teve quatro editais lançados, somando mais de 206 mil vagas imediatas, sendo 183.021 para o cargo de Recenseador. Essas pessoas serão contratadas para trabalhar no Censo Demográfico de 2022, colhendo informações em 5.297 municípios brasileiros.

continua depois da publicidade

As inscrições ficarão abertas até o dia 29 de dezembro de 2021 pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os interessados em participar devem ter nível fundamental completo. Vale ressaltar ainda que, diferentemente das outras funções oferecidas, essa tem uma remuneração variável.

Como calcular a remuneração de Recenseador?

O cargo de Recenseador não tem o pagamento estabelecido, porque sua jornada diária não é fixa. De acordo com o edital, cada contratado nesse cargo deve trabalhar entre 25h e 50h semanais. Sendo assim, cada pessoa pode definir quando e quanto tempo vai desempenhar na pesquisa.

O Instituto informa que esse horário deve ser cumprido "respeitando os melhores momentos para fazer contato com os domicílios". Além disso, o concurso IBGE define que a remuneração do Recenseador também varia de acordo com o nível de dificuldade em acessar as casas para as entrevistas.

continua depois da publicidade

Para ajudar os candidatos a terem uma noção de quanto vão receber pelo serviço, o órgão criou uma calculadora especial. Os interessados em fazer esse cálculo devem:

  1. Acessar o portal do IBGE para o Censo 2022;
  2. Indicar qual é o município que pretende trabalhar;
  3. Informar o número de horas semanais que pretende cumprir;
  4. Clicar em "Enviar".

O site vai gerar a quantidade estimada de pessoas entrevistadas e visitas realizadas, bem como o valor recebido em uma semana e em um mês de trabalho.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade