Concurso TCE RJ: Cebraspe é escolhido como organizador

Concurso TCE RJ define a mesma banca organizadora do certame anterior. Edital previsto para este ano terá vagas para diversos níveis.

Aprovada a contratação do Cebraspe como banca organizadora do novo concurso TCE RJ. A decisão dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro foi anunciada em sessão plenária nesta quarta-feira, 7.

continua depois da publicidade

Na ocasião, foi determinada também a dispensa de licitação para contratação do Centro para realização dos dois certames previstos para este ano: 6º concurso público para analistas (especialidade TI) e 7º concurso para técnicos – ambas na área denominada controle externo.

Durante a sessão plenária, Rodrigo Nascimento, presidente do TCE RJ, destacou:

“Ressalto aqui a importância de que sejam realizados concursos públicos regulares no âmbito desse tribunal. Finalizamos um concurso que foi aberto em 2019, mas houve todo um ano de 2020 de Covid, conseguimos convocar os candidatos este ano. Estamos com novos concursos, é importante essa oxigenação. Esses concursos públicos devem ser realizados periodicamente”.

Concurso TCE RJ: vagas

No início de dezembro, regulamentos publicados pelo Tribunal de Contas anunciaram a abertura de pelo menos 20 vagas imediatas em dois cargos:

continua depois da publicidade
  • Técnico de Controle Externo (nível médio ou técnico);
  • Analista de Controle Externo – Tecnologia da Informação (nível superior).

Por enquanto, os documentos divulgados não informam salários nem cronograma, informações que devem ser anunciadas em breve, ainda este ano, nos respectivos editais de abertura.

Concurso TCE RJ: editais anteriores

Embora não haja mais detalhes sobre as vagas, a escolha do Cebraspe para o novo certame indica que as provas podem seguir estrutura e conteúdo programático semelhantes, uma vez que se trata da mesma banca organizadora do concurso anterior.

continua depois da publicidade

Suspenso em abril e retomado em novembro de 2020, o concurso estipulou R$ 13,7 mil como remuneração inicial para Analista de Controle Externo (nível superior), com jornadas de 40 horas semanais.

Naquela ocasião, a concorrência chegou a 649 candidatos por vaga somente na especialidade controle externo, totalizando 12,6 mil inscrições para as 40 oportunidades abertas em diferentes funções, segundo dados do próprio órgão.

Concurso TCE RJ: etapas

Para a seleção de profissionais efetivos em ambos os cargos, as fases estipuladas também devem seguir a mesma estrutura das seleções anteriores, com datas, locais e mais detalhes a serem divulgados pela banca:

continua depois da publicidade
  • Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para analistas (nível superior de escolaridade).

Língua Portuguesa, Administração Pública, Análise de Dados/Informações, Auditoria Governamental, Controle Externo, Direito Administrativo e Direito Constitucional integraram os cem tópicos sobre conhecimentos básicos aplicados no certame anterior.

A metade restante trazia perguntas sobre conhecimentos específicos de cada cargo. Os candidatos tiveram prazo máximo de cinco horas para resolver um total de 200 questões de múltipla escolha aplicadas na prova objetiva.

Saiba mais

Outras informações sobre o concurso TCE RJ serão atualizadas pelo Concursos no Brasil assim que forem publicados os editais de abertura, previstos para este ano, de acordo com o próprio órgão.

Para programar seus estudos e conferir especificações dos editais anteriores, acesse o site do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade