Acha que seu CPF está sendo usado por outras pessoas? Veja como verificar

Golpes financeiros mais comuns utilizam o CPF. Confira maneiras de verificar se o documento está sendo usado por outras pessoas.

Os golpes financeiros mais comuns no país utilizam o número do CPF para compras, abertura de contas e empréstimos. Por isso, é sempre importante conferir se o seu CPF está sendo usado por outras pessoas.

continua depois da publicidade

Segundo a Serasa, o setor de telefonia foi o que mais registrou tentativas de fraude em 2021. Apenas entre os meses de janeiro e abril, 238.635 tentativas foram identificadas no segmento.

Depois disso, os criminosos conseguem que as contas de telefone sirvam como comprovante de residência para golpes ainda maiores. Entre eles está abertura de contas em bancos para solicitar cartões de crédito e empréstimos.

Verifique se o CPF está sendo usado por outras pessoas

Leia também

Os interessados podem consultar a situação do CPF pelo Registrato do Banco Central, acessando o endereço eletrônico e selecionado a opção “Acessar o Registrato”.

continua depois da publicidade

Para solicitar a verificação, será preciso ter uma conta gov.br. Caso não tenha, faça um novo cadastro.

O cidadão pode também realizar sua consulta pela Serasa. Além disso, a plataforma dispõe de uma ferramenta chamada Serasa Antifraude, que notifica os consumidores, via e-mail ou SMS, nos seguintes casos:

  • Compra usando seu CPF;
  • Empréstimo utilizando o seu CPF;
  • Abertura de empresa com o seu CPF;
  • Quando o nome estiver sendo encaminhado para as restrições de crédito;
  • Quando o nome é retirado da lista de negativados.

O que fazer caso terceiros usem seu CPF?

Caso você identifique que o seu CPF está sendo usado por outras pessoas, é necessário, em um primeiro momento, entrar em contato com a empresa responsável pela dívida. Seja banco, financeira ou companhia de telefone.

continua depois da publicidade

No contato, explique que não reconhece o débito e que você não o contratou. Caso tenha problemas, o consumidor deve entrar na Justiça com uma ação de declaração de inexistência do débito.

Em caso de roubo, furto ou perda de documentos pessoais, o consumidor precisa realizar um Boletim de Ocorrência (BO) informando sobre a situação. Além disso, deve cancelar possíveis cartões de crédito que tiverem sido levados juntos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade