Concurso PM RN está mais perto de ocorrer. Isso porque a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte publicou o extrato do contrato nº 70/2021, que define o Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social como banca organizadora responsável pela execução do certame.
- Concurso IBAMA: banca organizadora é contratada; 568 vagas
- Concurso IBGE 2022 terá 206.891 vagas; confira distribuição por cargo
Conforme o documento publicado na edição de 01 de dezembro de 2021 do Diário Oficial do Rio Grande do Norte, serão ofertadas 78 vagas de 2º Tenente no Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar (QOSPM) e Quadro de Apoio à Saúde da Polícia Militar (QOASPM).
O valor estimado do contrato é de R$ 125.960,00 com vigência por 12 meses. Confira abaixo a reprodução do extrato do contrato:
Com a banca organizadora já definida, o edital do concurso PM RN poderá ser publicado a qualquer momento.
Concurso PM RN: vagas ofertadas
A expectativa é que as 78 vagas na área da saúde sejam destinadas a profissionais de nível superior nas seguintes áreas: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Veterinária ou Biomedicina.
Além das vagas para a saúde anunciadas por meio do contrato com o Instituto Consulplan, outras 132 vagas para Oficiais Combatentes deverão ser confirmadas.
A Lei Complementar 657/2019 (clique aqui para baixar o PDF) informa o subsídio inicial para 2º Tenente. Como a Lei é de 2019, o valor atual do subsídio deve ser maior.
O concurso PM RN está sendo aguardado desde o início do ano, quando a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, anunciou sua realização por meio de uma rede social:
Depois do concurso de praças da PM-RN, agora faremos também um concurso de oficiais, sendo 132 para oficiais combatentes e 79 vagas para o quadro médico da PM
Atualmente, a PM possui pouco mais de 8 mil militares na ativa e o novo concurso irá ajudar a recompor o quadro funcional da corporação.
Requisitos para concorrer às vagas no concurso PM RN
De acordo com os últimos editais, para disputar os cargos da PM RN é necessário:
- Possuir formação de nível superior;
- Ter idade entre 21 e 30 anos até o dia 31 de dezembro do respectivo ano;
- Possuir altura mínima de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres;
- CNH na categoria B.
Concurso PM RN: quais as possíveis etapas
Considerando editais passados, é possível que o concurso PM RN 2021 seja composto pelas seguintes etapas:
- Prova escrita (objetiva e redação);
- Exames de saúde;
- Investigação social;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica; e
- Avaliação de títulos.
Após serem aprovados nessas seis etapas iniciais, os candidatos são matriculados no Curso de Formação, com duração em torno de 10 meses. O treinamento é feito em tempo integral, sob a responsabilidade da própria Polícia Militar
Provas objetivas
As provas objetivas do concurso PM RN podem conter questões de múltipla escolha acerca de:
- Português;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Geografia do Brasil e do Rio Grande do Norte;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal Militar;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Legislação Extravagante;
- Noções de Informática; e
- Legislação Específica da Polícia Militar.
Teste de aptidão física
O TAF tem o objetivo de avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. Para participar desta fase, é preciso apresentar Atestado Médico, emitido com, no máximo, 30 dias de antecedência da data do seu teste.
É provável que os candidatos devam realizar séries de:
- Flexão ou suspensão em barra fixa;
- Abdominal remador;
- Impulsão horizontal;
- Flexão de Braço no solo;
- Corrida de 100 metros;
- Corrida de 12 minutos.
Avaliação psicológica
A avaliação psicológica é realizada mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar se o candidato preenche os padrões psicológicos exigidos e as características para um melhor desempenho da função.
Essa fase é importante para garantir que a pessoa está apta para realizar as atividades do cargo que submetem o indivíduo a fortes pressões externas e emocionais, a riscos diversos, além de responsabilidade civil, penal e administrativa.
Último concurso PM RN foi em 2018
O último concurso PM RN foi realizado em 2018 e o Governo do Estado já formou cerca de mil novos soldados em 2020.
A banca organizadora do certame foi o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Na época, foram ofertadas 1.000 vagas para Soldado, sendo 938 vagas para o sexo masculino e 62 para o sexo feminino.
A seleção contou com prova objetiva, redação, exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social, avaliação de títulos e curso de formação profissional.