13º salário 2021: veja o que fazer se a empresa não depositar o valor

O empregador que não depositar o 13° salário de seus funcionários pode sofrer multa. O trabalhador que ficar sem o bônus pode entrar com denúncia no TRT.

O 13° salário é um direito trabalhista de quem tem emprego formal (com carteira assinada). Ele é um bônus, normalmente, pago no fim de cada ano e é proporcional ao tempo tempo trabalhado e aos valores recebidos. Dessa forma, quem esteve em atividade durante os 12 meses do ano, deve receber valor equivalente ao salário normal.

continua depois da publicidade

Esse direito foi criado em 1962 e pode ser transferido em uma ou duas parcelas. Em qualquer uma das opções, o empregador deve depositar o valor até o dia 30 de novembro. Caso o seu 13° salário não tenha caído na conta ainda, existem algumas ações que você pode tomar.

O que fazer se o 13° salário não for depositado

Antes de tomar qualquer medida precipitada, é aconselhado que você converse com os setores de Recursos Humanos ou Financeiro da empresa onde você trabalha. Eles vão te informar caso tenha acontecido algum problema ou até mesmo a previsão para o depósito.

No entanto, se não houver uma justificativa, é possível entrar com denúncia junto à Justiça do Trabalho. Para isso, é necessário:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho (TRT);
  2. Escolher a região onde você vive;
  3. Ir em "Serviços" e selecionar "Ação Trabalhista Verbal";
  4. Selecionar um dos formulários e preencher o documento.

Vale ressaltar que a empresa que não efetuar o pagamento do 13° salário pode sofrer uma multa de até R$ 170, dependendo da quantidade de funcionários que não receberam o bônus. Essa regra está prevista na Lei 4.090/62. Se a situação voltar a se repetir, o valor da multa pode subir.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade