Concursos: confira 6 grandes editais que estão previstos para 2022

Quase 10 mil vagas podem ser abertas por meio de concursos públicos previstos para o ano de 2022. Confira alguns deles.

Grandes concursos públicos podem ter edital lançado em 2022. Dentro dessa expectativa, 6 grandes editais previstos podem abrir quase 10 mil vagas em concursos públicos. As oportunidades serão distribuídas por vários estados brasileiros, para diferentes níveis de escolaridade.

6 concursos previstos para 2022

Concurso Telebras

Este concurso público já teve a banca organizadora contratada. O novo concurso Telebras (Empresa de Telecomunicações Brasileira) será realizado sob responsabilidade do Cebraspe.

A banca organizadora foi contratada pelo valor estimado de R$ 1.156.650,55. A quantidade de vagas ou cargos ofertados ainda não foram divulgados.

Contudo, conforme informações da Telebras, até junho de 2021, a empresa tinha um déficit de seis servidores, considerando o quantitativo para o quadro de pessoal de aproximadamente 400 profissionais.

Concurso Receita Federal

O último concurso público para contratação de servidores junto à Receita Federal aconteceu em 2014.

A Receita Federal do Brasil solicitou a abertura de 699 vagas de nível superior: 230 vagas para Auditor-Fiscal e 469 vagas para Analista-Tributário. Agora, o concurso Receita Federal aguarda autorização ministerial para agilizar o processo de abertura de edital.

Este é um dos concursos mais aguardados, principalmente pelo altos salários. Em valores do último concurso público, a remuneração chegava a R$ 20 mil.

Concurso Ministério da Economia

Processo seletivo junto ao Ministério da Economia já foi autorizado. A previsão é de que sejam ofertadas 300 vagas de início imediato para profissionais de níveis médio e superior.

As vagas deverão estar distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Analista de Negócio (profissionais de nível superior);
  • Analista técnico de demandas previdenciárias, judiciais e de controle (profissionais de nível superior);
  • Técnico em atividades previdenciárias e de apoio (profissionais de nível médio).

Concurso INSS

O último concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social foi realizado em 2015, com abertura de 950 vagas, sob responsabilidade do Cebraspe.

Atualmente, o Instituto solicitou uma autorização visando preencher 7.575 vagas, sendo 6.004 vagas para Técnicos (nível médio) e 1.571 vagas para Analistas (nível superior), por meio do concurso INSS.

Este concurso é um dos mais aguardados e segue sem autorização do governo federal.

Concurso ICMBio

O concurso já foi autorizado pelo Ministério da Economia e o Cebraspe será a banca responsável pela organização do certame.

O concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) deve abrir 171 vagas para profissionais de níveis superior e intermediário.

Concurso IBAMA

O concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis tem prazo para lançamento do edital, que deve abrir 568 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Conforme portaria que autoriza o concurso Ibama, o edital deve ser publicado no prazo de até seis meses após a difusão da autorização e, dessa forma, o prazo final é o mês de março de 2022.

O concurso público terá vagas distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Analisa Ambiental (nível superior);
  • Analista Administrativo (nível superior);
  • Técnico Ambiental (nível intermediário).

Concursos previstos para 2022: prepare-se

Mesmo que os editais ainda não tenham sido divulgados, é importante iniciar a preparação para as provas objetivas. Por isso, listamos algumas dicas para te auxiliar no momento dos estudos:

  1. Consulte o edital anterior do concurso público e confira o que foi cobrado;
  2. Faça um cronograma com base nesses conteúdos, pois não deverá haver mudanças consideráveis;
  3. Responda as provas anteriores e resolva questões.

O site Concursos no Brasil possui, inclusive, um banco de questões gratuitas que podem te auxiliar nos estudos. Confira aqui.

Leia também

você pode gostar também