O Nubank anunciou seu novo programa NuSócios, que começará a vigorar no próximo dia 09 de novembro (terça-feira). A finetch vai distribuir entre R$ 180 milhões e R$ 225 milhões em ações para os clientes do banco digital.
- Valor do salário mínimo afeta benefícios do INSS em 2022; entenda
- Será possível tirar CNH aos 16 anos no Brasil? Entenda a proposta do Senado
“Vamos possibilitar que milhões de nossos clientes sejam donos de um pedacinho do Nubank. Mais do que clientes, a gente quer poder chamar vocês de sócios”, informou a empresa em seu site.
A participação no NuSócios não terá nenhum custo para os correntistas e se dará por meio de BDR. A sigla significa Brazilian Depositary Receipts, certificados que representam ações de companhias como o Nubank.
Quem pode ser sócio do Nubank
O Nubank irá distribuir as ações para os clientes que se inscrevem pelo aplicativo a partir da próxima terça-feira. No entanto, para entrar no programa NuSócios, é necessário que a pessoa:
- Seja cliente ativo;
- Tenha uma conta na finetch que não esteja bloqueada para transações;
- Não possua dívidas com o Nubank superior a oito dias corridos;
- Tenha feito ou recebido pelo menos uma operação em qualquer produto do Nubank até 30 dias antes de se inscrever no NuSócios.
Entenda o programa NuSócios
A finetch irá abrir o capital nas Bolsas de São Paulo (B3) e de Nova York (Nyse) ao mesmo tempo. Para isso, na última semana o Nubank entrou com um pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês).
O protocolo foi realizado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Securities and Exchange Commission (SEC). As ações do NuSócios serão divididas da seguinte maneira:
- Classe A: poderão ser vendidas, dando aos titulares o direito a um voto nas assembleias e acionistas;
- Classe B: não poderão ser vendidas e darão direito a 20 votos por papel para quem as detiver.
A partir disso, foi informado que David Vélez, fundador do Nubank, manterá 86,2% das ações de classe B. Sendo assim, ele continuará tento 75% do poder de voto nas assembleias, sendo sócio majoritário.
Vale ressaltar que cada BDR equivale a 1/6 de uma ação de classe A. Essas poderão ser negociadas pelo titular após um ano de sua emissão. Segundo a empresa, o período de 12 meses é para os clientes se familiarizarem com o mundo dos investimentos.