Cada vez mais próximo de ser lançado, o concurso IBAMA está em processo de ter sua banca organizadora definida. A assessoria do órgão informou que sete empresas estão na disputa.
- Concursos públicos têm mais de 19,1 mil vagas abertas pelo país
- Concurso CGU: banca já está definida; certame terá 375 vagas
O prazo para que as instituições fizessem suas propostas foi encerrado no fim de outubro. Sendo assim, o resultado da seleção da banca deve acontecer em breve. Veja a resposta da assessoria:
Concurso IBAMA: edital deve sair até início de 2022
A comissão organizadora do certame, responsável por elaborar as premissas e regras, já está analisando possíveis bancas. Assim que a empresa escolhida for contratada, o próximo passo é o lançamento do edital.
De acordo com a autorização publicada no Diário Oficial da União, o documento deve ser divulgado até março de 2022. Isso porque há um prazo de seis meses entre o aval do concurso IBAMA e o edital.
Como os trâmites já estão adiantados, é possível que o edital saia ainda no fim de 2021. A expectativa é de que seja lançado, no máximo, no início de 2022. Se estourar o prazo, o órgão deverá pedir um adiamento para não perder o direito de realizar a seleção.
Concurso IBAMA: quais as vagas a serem ofertadas
Conforme a autorização no DOU, serão ofertadas 568 vagas imediatas. Essa oferta será dividida entre os seguintes cargos:
- Analisa Ambiental: 96 vagas para profissionais de nível superior;
- Analista Administrativo: 40 vagas para profissionais de nível superior;
- Técnico Ambiental: 432 vagas para profissionais de nível médio.
A expectativa é de que os contratados pelo concurso IBAMA recebam remunerações de até R$ 8 mil dependendo da função. Com a proximidade do certame, é aconselhável que os candidatos já comecem a se preparar.
Considerando seleções anteriores, a nova deve contar com provas objetivas e também prova de redação. Uma boa dica é conferir editais anteriores para verificar quais os requisitos dos cargos e conteúdos abordados nas avaliações.