Entenda como pagar e regularizar seu IPVA atrasado em 2021

Pagamento do IPVA atrasado de 2021 é fundamental para evitar multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A falta do pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) pode provocar diversos problemas para o motorista, entre eles multas e apreensão do veículo. Portanto, é fundamental entender como pagar e regularizar o IPVA atrasado do ano de 2021.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, atualmente, diversos documentos relacionados aos veículos já estão digitalizados. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) podem ser apresentados por meio de um aplicativo em caso de blitz.

Recentemente, o governo introduziu a forma digital do Comprovante de Transferência de Propriedade, antigo DUT.

Como regularizar IPVA atrasado em 2021

Vale lembrar que por conta da pandemia, os estados e o Distrito Federal criaram legislações e regras diferentes para atrasos do IPVA. Sendo assim, houve uma tolerância maior aos que não honraram o compromisso. Além disso, foram criadas plataformas digitais para que os pagamentos fossem feitos de forma online, sem a necessidade de aglomerações em lotéricas ou bancos.

continua depois da publicidade

De acordo com a legislação do Código de Trânsito Brasileiro, o IPVA atrasado gera multa grave no valor de R$ 195,23. O motorista ainda perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Dependendo do restante da documentação do carro, até mesmo a apreensão pode ocorrer.

Agora, veja como pagar o IPVA atrasado e regularizar sua situação:

  • Entre no site do Detran do seu estado;
  • Informe o número da placa ou do RENAVAM;
  • Em seguida, preencha os demais dados (varia conforme o Detran);
  • Depois, emita o documento por meio de guia de pagamento;
  • Pague a guia. Em alguns dias, a dívida aparecerá como quitada e o IPVA será regularizado.

Alguns departamentos de trânsito já possuem parcerias com bancos. As instituições cadastradas permitem as quitações do IPVA e até de outros impostos. Os estados e o Distrito Federal possuem regras diferentes para cobrar o IPVA e até mesmo para parcelá-lo. Portanto, as dívidas também variam em relação aos encargos e multas.

continua depois da publicidade

Pagamentos atrasados em mais de um ano podem não estarem disponíveis de forma online. Portanto, se for o seu caso, entre em contato com o Detran local.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade