Quem pode sacar o abono salarial PIS/Pasep? Confira as regras

Saque do abono salarial do PIS/Pasep pode ser feito por trabalhadores formais que seguem os requisitos. Valores chegam a um salário mínimo.

O abono salarial do PIS/Pasep é um direito de todo trabalhador formal que se enquadra nas regras do benefício. No entanto, muitos brasileiros não sabem que possuem direito ao dinheiro. Portanto, confira quem pode sacar o abono salarial do PIS/Pasep.

continua depois da publicidade

O PIS/Pasep é um dinheiro recolhido por empresas privadas ou pelo governo de forma mensal. Os recursos são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), onde fica rendendo até o momento do saque. Os repasses podem chegar a um salário mínimo.

PIS/Pasep deve ser pago somente em 2022

Devido à pandemia, até o dia 30 de junho deste ano, foram realizados os pagamentos referentes ao ano-base 2019 do PIS/Pasep. Isso quer dizer que há um atraso já que o benefício é sempre referente ao ano anterior. No caso, em 2021, deveria ser pago o abono do ano-base 2020.

A decisão de adiar partiu do próprio governo. Sendo assim, é previsto que em 2022 sejam realizados dois pagamentos do PIS/Pasep. Ainda não houve um anúncio oficial das datas de repasses do ano-base 2020 e nem do ano-base 2021.

continua depois da publicidade

Quem pode sacar o abono salarial do PIS/Pasep

O PIS/Pasep é pago para quem trabalha na iniciativa privada e em órgãos públicos. É preciso cumprir os requisitos a seguir:

  • Ser cadastrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base do saque;
  • Ter média de ganhos de até dois salários mínimos;
  • Ser registrado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O dinheiro é pago proporcionalmente. Um salário mínimo é repassado se a pessoa trabalhou um ano. Meio salário é pago para quem trabalhou seis meses e assim por diante.

continua depois da publicidade

Como funciona o saque do PIS/Pasep

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de entidades privadas. O interessado deve se deslocar até uma agência do banco com um documento de identidade em mãos e pedir o saque na data estipulada. Quem tem o Cartão Cidadão pode sacar nas lotéricas ou locais de autoatendimento. Em caso de dúvidas, basta ligar no telefone 0800-726-0207 da Caixa.

O Pasep é para trabalhadores de órgãos públicos, sendo depositado automaticamente na conta do Banco do Brasil (BB) do servidor. É possível obter o dinheiro via caixa eletrônico do BB. O telefone de contato é o 0800-729-0001 do Banco do Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade