As transferências bancárias instantâneas no formato Pix, que se tornaram um sucesso, estão passando por mudanças. O Banco Central (BC) resolveu limitar o valor das operações depois de o número de sequestros relâmpago ter crescido.
- Caixa disponibiliza empréstimos de até R$ 1 mil para novos grupos; entenda
- IPVA grátis: confira quem terá direito à isenção em 2022
De acordo com a nova regra do BC, as movimentações via Pix realizadas entre 20h e 05h59 serão limitadas a R$ 1.000,00. No restante do dia, não houve alteração. Contudo, vale ressaltar que alguns bancos podem mudar o valor padrão.
“Os bancos e demais instituições que ofertam o Pix devem estabelecer limites máximos de valor conforme o perfil do cliente. Os clientes podem ajustar tais limites pelo próprio aplicativo ou internet banking, tendo o pedido para redução efeito obrigatório imediato”, informou o BC.
No entanto, o Banco Central disse ser contra limitar o valor diário do Pix por parte dos bancos. Segundo a instituição, isso “seria um retrocesso para o Brasil, o que apenas levaria os criminosos a migrar para roubos de dinheiro”.
Veja como limitar o valor do Pix pelo Nubank
A restrição diária de valor é feita diretamente pelo aplicativo do banco digital. Para o contexto do Nubank, siga os passos abaixo:
- Abra o app do Nubank (Android e iOS) e entre na sua conta;
- Vá em “Área Pix”;
- Clique em “Configurar Pix” e depois em “Meu limite Pix”;
- Quando o teclado numérico abrir, digite o valor do Pix diário que você quer;
- Clique no botão roxo “Definir Limite”.
Depois disso, ficará definido qual o valor limite que você pode transferir via Pix por dia. Vale ressaltar ainda que essa mudança de valores pode demorar de 24h a 48h para ser efetivada.