Prefeitura de SP autoriza dois concursos para professores; mais de 3,2 mil vagas

Dois novos editais de concursos públicos da Prefeitura de São Paulo para professores podem ser lançados em breve.

Nesta sexta-feira (15/10), a Prefeitura de São Paulo (SP) autorizou dois novos editais para efetivos. Os concursos públicos irão ofertar, juntos, 3.250 vagas imediatas para professores. Os profissionais irão atuar nos níveis infantil, fundamental e médio.

continua depois da publicidade

O prefeito Ricardo Nunes informou que, neste ano, cerca de 4 mil profissionais da educação foram convocados. Esses são os aprovados dos últimos concursos. Ainda segundo Nunes, a capital paulista possui mil unidades de ensino com mais de um milhão de alunos matriculados.

Detalhes dos concursos da Prefeitura de SP

De acordo com o anúncio, um dos editais irá ofertar 1.270 vagas para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Os contratados devem receber salário inicial de R$ 2.379,56.

Já o outro concurso da Prefeitura de São Paulo contará com 1.980 oportunidades para professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para esses, o salário inicial previsto é de R$ 2.874,48.

continua depois da publicidade

Aqueles que forem convocados e nomeados irão trabalhar nas diferentes unidades de ensino da cidade. A jornada será de 30 horas-aula por semana. A abertura e os cronogramas dos concursos da Prefeitura de SP ainda serão divulgados.

Outras novidades na Educação municipal

A Prefeitura fez um acordo de cooperação com o Instituto Singularidade. O objetivo é que a instituição particular de ensino superior contribua para a formação de futuros professores da rede municipal de ensino.

A colaboração será realizada por meio de estágios. Ou seja, os futuros docentes estagiarão dentro de sala de aula para ter contato com a profissão.

continua depois da publicidade

Outra novidade é que a Secretaria da Educação vai ofertar formação continuada aos professores que trabalham nos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros. Dessa forma, será possível, qualificar o serviço prestado nas unidades aos bebês e crianças matriculados na rede municipal.

As atividades nos CEIs estão previstas para iniciar junto com o ano letivo de 2022. Os professores participantes vão trabalhar em jornadas de quatro horas semanais. A carga horária será dividida em dois dias, durante o período de trabalho dos professores.

continua depois da publicidade

Além disso, também será destacado um profissional de apoio que irá auxiliar no atendimento dos bebês e crianças. Essa pessoa será responsável ainda pelo acompanhamento das demandas dos matriculados enquanto as ações são colocadas em prática.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade