Carteira de Trabalho Digital: como baixar o app e obter o documento

Trabalhadores de todo o Brasil já podem obter a versão digital da Carteira de Trabalho e ter suas informações contratuais pelo celular.

A Carteira de Trabalho, assim como muitos documentos oficiais, já migrou para o universo digital. Por meio de um único aplicativo, é possível consultar informações como contratos, benefícios e outras informações trabalhistas.

continua depois da publicidade

Desenvolvida desde 2017, a plataforma facilita a vida tanto do empregador como do empregado. Isso porque, ao ter o CPF do trabalhador, é possível preencher as informações de contratação diretamente pelo e-social.

O uso é simples e a plataforma é bastante intuitiva, gerando conforto e praticidade para o usuário. Vale ressaltar ainda que a Carteira de Trabalho Digital é um documento oficial que substitui a impressa desde 2019.

Como obter a Carteira de Trabalho Digital

Antes de gerar o documento online, o trabalhador precisa ter um cadastro no Gov.BR. Para isso, é só entrar no site do governo e fazer um cadastro rápido. Com o login e senha em mãos, você deve:

continua depois da publicidade
  1. Acessar a loja de aplicativos do seu celular (Android e iOS);
  2. Procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e clicar para fazer o download (instalar);
  3. Abrir o aplicativo e informar o CPF;
  4. Na página seguinte, digitar a senha cadastrada no Gov.BR.

Você também pode realizar o procedimento pelo computador. Basta acessar a página de serviços digitais do governo e:

  1. Selecionar “Carteira de Trabalho Digital”;
  2. Clicar no botão verde “Solicitar”;
  3. Clicar no botão azul “Quero me cadastrar”;
  4. Preencher os dados solicitados e clicar em “Cadastrar”;
  5. Se aparecer uma mensagem dizendo que você já tem cadastro, é só clicar no respectivo botão e fazer o login com as informações do Gov.BR.

Se ficou com alguma dúvida, confira o passo a passo no vídeo abaixo:

continua depois da publicidade

YouTube video

Como emitir a Carteira de Trabalho impressa

A solicitação deve ser feita por e-mail, enviando mensagem para trabalho.uf@economia.gov.br. Atenção! Mude “uf” pela sigla do seu estado. Por exemplo, se você morar em Goiás, o e-mail será: trabalho.go@economia.gov.br.

Depois disso, você precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Documento oficial de identificação, com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação (se separado, divorciado ou viúvo);
  • Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual).

Depois, você deve aguardar as demais instruções para receber a versão impressa da Carteira de Trabalho e obter a versão digital.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade