Bancos vão funcionar durante o feriado de 12 de outubro? Entenda

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez anúncio sobre a abertura das agências bancárias no feriado, em todo o Brasil.

O feriado da Padroeira do Brasil, comemorado em conjunto com o Dia das Crianças, vai cair nesta terça-feira (12/10). Sendo assim, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as agências bancárias não funcionarão no feriado.

continua depois da publicidade

De acordo com a instituição que contempla os maiores bancos do país, mesmo que o feriado do dia 12 tenha sido antecipado na cidade devido à pandemia, as agências permanecerão fechadas. Portanto, não haverá atendimento presencial.

Por outro lado, a própria Febraban informou que os bancos abrem normalmente na segunda-feira (11/10) e também na quarta-feira, dia 13 de outubro. Por isso, caso você precise ir até uma agência bancária, é melhor se planejar.

E se a conta vence dia 12 de outubro?

Muitos brasileiros possuem contas ou boletos que vencem no dia 12 de outubro. Como os bancos não vão abrir no feriado, será possível fazer o pagamento no dia 13 de outubro, sem nenhum tipo de multa ou acréscimo. Isso ocorre devido ao fato de a data ser o dia útil seguinte ao vencimento.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que os boletos de clientes DDA (Débito Direto Autorizado) são pagos automaticamente no dia. Para isso, é preciso que a pessoa habilite a função junto ao seu banco. Na maioria das instituições, o serviço é gratuito. Mesmo assim, é preciso consultar se há taxas.

Apesar dos bancos não abrirem no feriado, as áreas de autoatendimento estarão funcionando normalmente. Além disso, os aplicativos e o internet banking também continuarão no ar, realizando suas operações.

De acordo com a Febraban, a maioria dos boletos e contas (água, luz, internet e telefone) já emitem suas guias de cobranças de forma adaptada. Ou seja, as instituições preveem os feriados nacionais e já adiam automaticamente a data de pagamento para o dia útil seguinte.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade