Nome sujo: saiba como consultar a situação do seu CPF no SPC e Serasa

É possível saber se você está com nome sujo fazendo uma consulta rápida na internet pelos sites do Serasa e do SPC. Confira o passo a passo.

Ter o nome sujo significa estar com dívidas em aberto. Quando isso acontece, o CPF da pessoa fica retido nos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e o SPC. Quem está nessa situação passa por alguns impedimentos, como empréstimos negados.

De acordo com o Serasa, existem mais de 62 milhões de brasileiros vivendo nessas circunstâncias. No entanto, muitas deles nem sabem que estão negativadas. Mas você sabia que é possível verificar o status do seu nome pela internet?

Consultar CPF pelo SPC

Para conferir se está com o nome sujo, você deve entrar no site do SPC e, no menu, clicar em “Acessar”. Depois disso:

  1. Vá em “criar acesso”;
  2. Preencha seus dados pessoais;
  3. Marque a caixinha de termos e clique em “prosseguir”;
  4. Valide seu e-mail e crie uma senha;
  5. Por fim, insira seu CPF e clique em avançar.

Depois disso, siga as instruções do portal para conseguir acessar as informações sobre o seu CPF.

Consultar CPF pelo Serasa

Assim como na página do SPC, no site do Serasa você precisa se cadastrar. Para isso, digite seu CPF no local indicado e clique no botão para consultar grátis, então:

  1. Clique em “cadastre-se para abrir uma conta”;
  2. Preencha os dados pedidos e crie uma senha;
  3. Na sua conta, vá em “Meu CPF”.

Nessa área, você poderá verificar se está com o nome sujo ou com os pagamentos em dia. Para quem está negativado, a plataforma do Serasa permite realizar renegociações das dívidas.

Você só precisa conferir quais são as suas dívidas e se as empresas credoras participam da iniciativa Serasa Limpa Nome. Então, basta escolher a melhor proposta, gerar o boleto e efetuar o pagamento.

Leia também

você pode gostar também