Concurso IBAMA: confira os requisitos para concorrer às vagas

Concurso IBAMA irá oferecer oportunidades para profissionais que tenham diplomas de níveis médio e superior. Edital deve sair nos próximos meses.

concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) vai ofertar 568 vagas, com requisitos de níveis superior e médio. O certame já tem comissão organizadora definida e o próximo passo deve ser contratar uma banca para cuidar das etapas.

continua depois da publicidade

Além disso, há um prazo de seis meses para o edital ser publicado. Sendo assim, os interessados em participar da seleção já devem começar a se preparar.

O concurso IBAMA poderá ser composto por provas objetivas obrigatórias para todos os cargos, bem como avaliações discursivas no formato de redação.

Concurso IBAMA: requisitos dos cargos oferecidos

De acordo com editais anteriores, são critérios para concorrer a qualquer um dos cargos:

continua depois da publicidade
  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Submeter-se a exame de higidez física e mental, capacitante ou incapacitante, de responsabilidade dos membros que compõem a Junta Médica Oficial do IBAMA, com o objetivo de aferir se as condições físicas e psíquicas são adequadas ao exercício das atividades inerentes ao cargo, ficando às expensas do candidato os exames laboratoriais e complementares necessários à avaliação médica;
  • O candidato nomeado que não for considerado apto na inspeção de saúde física e mental terá o seu ato de nomeação tornado sem efeito.

Os outros requisitos do concurso IBAMA são relacionados ao nível de escolaridade. Os concorrentes devem possuir diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação de:

  • Analista Ambiental: nível superior e registro no órgão de classe específico, quando for o caso;
  • Analista Administrativo: nível superior e registro no órgão de classe específico, quando for o caso;
  • Técnico ambiental: nível médio ou nível técnico equivalente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade