CPF Digital: saiba como habilitar o seu documento pelo aplicativo

Com o aplicativo do CPF Digital, o governo disponibiliza vários serviços para os cidadãos. Entenda como a plataforma funciona.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em seu formato digital,  funciona com as informações registradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. O CPF Digital também tem o intuito de armazenar os dados dos cidadãos que se inscrevem de forma voluntária, bem como os contribuintes.

continua depois da publicidade

O aplicativo, inclusive, pode ser instalado em celulares que tenham sistema Android (Google Play) ou iOS (App Store). Logo após, o cidadão deverá informar os dígitos de seu CPF e preencher os campos solicitados pelo sistema. Também será preciso gerar um código PIN para fins de segurança.

Vale lembrar que o cartão físico deixou de ser emitido nos últimos anos. Dessa forma, o comprovante de inscrição é feito diretamente pela internet, sendo possível mantê-lo impresso pelo próprio cidadão. O documento também pode ser mantido apenas para visualização na plataforma do CPF Digital.

Como funciona o CPF Digital

O aplicativo CPF digital só pode ser usado pelo cidadão que já tenha Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Isso porque a Receita Federal faz a verificação biométrico, sendo a CNH o único documento para garantir esse tipo de procedimento.

continua depois da publicidade

De acordo com informações do governo brasileiro, existem inúmeros serviços que podem ser feitos pelo app:

  • Consulta da situação cadastral do CPF;
  • Emissão do comprovante da situação cadastral;
  • Consulta das informações que constam no CPF;
  • Confirmação da autenticidade de comprovante de CPF.

No aplicativo,  também existe um atendimento virtual que fornece suporte para o contribuinte preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). O canal funciona para sanar algumas dúvidas, como a restituição do imposto de renda, prazo previsto para fazer a apresentação, etc.

continua depois da publicidade

Se o cidadão estiver inscrito no CPF e não saiba mais os dígitos que foram fornecidos, ele poderá entrar em contato com a Receita Federal por meio das unidades de atendimento. Na página, será possível agendar data e horário para ser atendido na Receita Federal do estado em questão.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade