Não é só bebida: veja 5 grandes usos da vodka que vão melhorar sua rotina

Embora seja uma das bebidas mais populares do mundo, a vodka não se restringe a ser apenas uma bebida. Veja neste texto 5 grandes usos da vodka.

A vodka é uma das bebidas mais populares do mundo e uma das com teor alcoólico mais elevado. A sua origem, no entanto, se mantém controversa. Alguns afirmam que a vodka surgiu na Rússia, em 1893, e foi inventada pelo cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev. Ele chegou a composição exata da bebida: 40% de álcool e 60% de água.

Mas há quem afirme que a vodka foi inventada pelos poloneses. Porém, apesar da controvérsia, não há dúvidas de que a Rússia foi a responsável por tornar a bebida famosa.

No século 19, a vodka começou a ser exportada para outros países, conquistando os Estados Unidos no século 20. Nesse país, ela se tornou a base de vários drinks por conta de sua neutralidade.

Porém, embora seja conhecida por ser um dos ingredientes de diversos drinks, a vodka não se restringe a ser apenas uma bebida. Isso porque, ela pode ser usada de outras formas.

Ficou curioso em saber quais são os outros usos da vodka? Então, confira, a seguir, a lista com 5 grandes usos da bebida. Todos eles podem ser usados no dia a dia, melhorando a sua rotina.

1. Grande uso da vodka: eliminar odores dos tênis

Um dos grandes usos da vodka que vai melhorar sua rotina é usá-la para eliminar odores dos tênis. Para tanto, basta preparar uma solução com água e vodka e, em seguida, borrifa-la no interior do calçado. Feito isso, deixe-o do lado de fora, no quintal ou na varanda, por exemplo, durante noite.

No dia seguinte, seu tênis já estará livre de todos os odores.

2. Retirar manchas de vidros e espelhos

A vodka pode ser usada também para retirar manchas de vidros e espelhos. Para isso, basta preparar uma solução com um copo de água e uma colher de vodka. Coloque-a em um borrifador. Após isso, borrife a solução na superfície dos vidros e espelhos e passe um pano macio para retirar o excesso da solução.

3. Tirar o cheiro de “guardado” das roupas

Nada mais chato do que escolher uma roupa no guarda-roupa para vestir e sentir que ela está com aquele cheiro de “guardado”, não é mesmo? A boa notícia é que você não precisa lavá-la novamente para tirar o cheiro.

Isso porque, outro grande uso da vodka é justamente tirar o cheiro de “guardado” das roupas. Para isso, basta borrifar a vodka no lado interno das suas peças de roupas. Após, pendure-as em um local ventilado ou que incida a luz solar.

4. Retirar o mau cheiro de colchões e almofadas

Com o passar do tempo e conforme o uso, os colchões e almofadas tendem a ficar com mau cheiro. Com isso, mesmo que o quarto e a sala estejam limpos, o odor do colchão e almofadas sempre dá um jeito de sobressair nesses ambientes.

Uma boa maneira de resolver isso é usar vodka. Sim, a bebida também pode ajudar o mau cheiro de colchões e almofadas. Para isso, basta preparar uma solução com água e vodka. Borrife-a no colchão e na almofada. Pronto. Você ficará livre do odor que aparece nessas superfícies.

5. Grande uso da vodka: limpar suas joias

Outro grande uso da vodka que vai melhorar a sua rotina é usá-la para limpar as suas joias. É que a bebida ajuda a trazer de voltar o brilho desses acessórios. Para isso, coloque em um recipiente um pouco de água e de vodka. Depois, mergulhe suas joias nesse recipiente.

Deixe os acessórios na solução por 30 minutos. Passado esse tempo, enxague as joias com água e seque-as com um pano de algodão.

Pronto. Agora você já sabe que a vodka vai além de ser simplesmente um dos ingredientes de um bom drink. A bebida pode ser usada também para melhorar a sua rotina.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.