Modo avião: 5 formas de usar o recurso ao seu favor

Se você pensa que o modo avião deve ser usado apenas para viagens, está enganado. Essa configuração do celular pode ser muito útil em outros momentos do seu dia a dia.

O modo avião presente nos aparelhos smartphones é um tipo de configuração que você pode ativar a qualquer momento, e que geralmente fica nos atalhos do celular. Ao ligá-lo, o modo avião desconecta todas as conexões sem fio do seu dispositivo, quase como se estivesse desligado, mas você ainda pode usá-lo offline.

Isso significa que, quando você tiver o modo avião ativado, não poderá enviar ou receber mensagens SMS ou chamadas e também não poderá se conectar à internet. Além disso, o Bluetooth também será desativado e você poderá parar de usar os dispositivos conectados por meio dessa tecnologia.

Entretanto, você ainda pode usar os aplicativos instalados, mas eles não poderão usar nenhuma função que exija uma conexão com a internet. E se essa conexão for necessária, como um aplicativo na nuvem, ela não funcionará diretamente.

O nome desse modo vem das proibições que existiam anos atrás que impediam o uso do aparelho durante os voos, fazendo com que os fabricantes projetassem essa alternativa. No entanto, hoje ele pode ser usado para outros fins, como simplesmente querer se desconectar de tudo enquanto ainda usa algumas funções do celular.

Confira 5 maneiras de utilizar o recurso no seu dia a dia

1. Economizar bateria

Essa é uma opção caso você esteja no final do dia e precise economizar bateria para uma ligação importante, pedir transporte ou comida por aplicativo, etc. Então, se você acha que seu celular não vai aguentar, não se preocupe, pois essa dica vai te ajudar a economizar a bateria do seu smartphone.

Ao ativar o modo avião, você ainda poderá continuar usando as funções de visualização de fotos, leitura de documentos ou visualização das horas sem gastar muita bateria, já que com esse recurso sua atividade é reduzida ao máximo.

2. Desativar anúncios de jogos

Alguns jogos precisam da internet para funcionar, mas há um bom número de jogos que o acesso à rede serve apenas para ativar anúncios.

Se você quiser evitar isso, o modo avião é um excelente aliado para alcançá-lo. Além disso, se você não precisa de Wi-Fi ou dados para desfrutar dos jogos, pode se concentrar ao máximo se ativar esta opção em seu telefone.

3. Ficar “invisível” no WhatsApp

Quando tiver mensagens pendentes para ler neste aplicativo, mas não deseja que ninguém saiba que você as leu, basta ativar o modo avião em seu telefone.

Com isso, você poderá revisar tudo o que tem pendente sem que outra pessoa saiba que você o fez, pois o app não enviará as informações correspondentes ao servidor até que você se reconecte. Hoje, a função já não é tão necessária como antes. Até porque o WhatsApp permite que a pessoa retire o status de online no aplicativo.

4. Evitar o consumo de dados

Se você vai de férias para algum lugar do mundo, mas o serviço contratado com a operadora de telefonia está dependendo do seu consumo, o modo avião evita que você pague uma conta cara.

Lembre-se que, durante uma viagem internacional, se você tiver o roaming internacional ativado, isso pode causar custos extras, por isso é recomendado que você use apenas pontos de acesso Wi-Fi gratuitos que encontrar.

5. Evitar que as crianças façam uso indevido do celular

O modo avião também serve para evitar que seus filhos, ao mexerem no seu celular, mandem uma mensagem errada, entrem em um site inadequado ou publiquem algo nas suas redes sociais.

Por fim, essa configuração também permite maior tranquilidade e desconexão com o mundo, caso você queira evitar chamadas, mensagens e outras notificações incômodas no dia a dia.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.