Mistério: confira 5 civilizações que simplesmente desapareceram do mundo

É um aficionado por história? Conheça cinco civilizações que desapareceram do mundo de forma misteriosa.

Você sabia que há centenas de anos, algumas regiões do nosso planeta eram dominadas por grandes e poderosos impérios que sumiram misteriosamente? É verdade. Se você é um concurseiro que gosta de história, está lendo a matéria certa. Conheça cinco civilizações que desapareceram do mundo.

continua depois da publicidade

Apesar de ser um assunto bem intrigante, os historiadores ainda não entraram em um consenso sobre o que realmente aconteceu com certos povos do passado. Entre templos seculares escondidos nas florestas, fósseis e lendários palácios, saiba quais foram as civilizações que sumiram do mapa.

Civilizações que desapareceram do mundo

Leia também

1) Maias

Essa é uma das principais civilizações que desapareceram do mundo. O famoso e emblemático Império Maia ficava localizado onde atualmente se encontra a Guatemala, México e Belize. Naquela época, esses povos eram considerados os mais inteligentes do mundo, por causas das suas realizações.

Até hoje eles são reconhecidos pela construção de verdadeiras obras-primas da Engenharia. Grandes cidades, monumentos, estradas e tecnologia avançada faziam parte do cotidiano dos Maias.

continua depois da publicidade

Entretanto, por volta do ano 900 EC, essa importante e soberana civilização começou a entrar em um constante declínio. Em poucas décadas, todo o povo Maia foi devastado. Segundo os historiadores, guerra, mudanças climáticas, fome e desastres naturais podem ter sido os responsáveis.

2) Astecas

Mais uma das civilizações que desapareceram do mundo. Os Astecas habitaram esse planeta entre os anos de 1200 a 1530. Os índios norte-americanos, como eram conhecidos, ocupavam a área onde atualmente se localiza o México.

A agricultura e o artesanato eram as atividades que moviam a economia desse astuto povo. Foram eles que criaram o calendário de 365 dias do ano, milhares de quilômetros de estradas e até uma moderna rede de abastecimento hídrica.

Por volta do ano de 1519, os espanhóis invadiram as terras Maias e declararam guerra a esse povo. Poucos anos depois da invasão espanhola e das constantes guerras, os Astecas foram derrotados e sumiram de vez, deixando pouquíssimos vestígios, segundo os historiadores.

continua depois da publicidade

3) Civilizações que desapareceram do mundo: Minoicos

Esses são considerados os povos mais fascinantes que a história tem registro. Os Minoicos habitaram a majestosa Ilha de Creta há cerca de 5.000 anos. Esses povos eram bem sucedidos financeiramente e tinham um alto nível cultural, além de uma invejável educação.

Os seus habitantes, em sua maioria, atuavam como artistas, navegadores, comerciantes e guerreiros. Eles foram a primeira população da Europa que fez o uso da escrita. A sua destruição aconteceu, de acordo com os historiadores, por causa da erupção do vulcão Santorini.

As regiões que a larva do vulcão não conseguiu alcançar foram atingidas por um devastador maremoto, que foi ocasionado pela erupção. Plantações, casas, cidades, prédios, navios, bem como toda a costa foram completamente destruídos.

continua depois da publicidade

4) Incas

Outra das civilizações que desapareceram do mundo misteriosamente. Os povos Incas habitavam a região onde se localiza o Peru, Bolívia, Equador, Chile e parte da Cordilheira dos Andes, entre os anos de 1200 e 1535. Por volta do ano de 1400, os Incas já ocupavam grande parte da América do Sul.

O poderoso Império Inca, em seu apogeu, chegou a contar com 12 milhões de habitantes. Eles viviam basicamente da agricultura e costumavam a domesticar animais selvagens. A Engenharia Inca construiu pontes, estradas e templos gigantescos.

Essa civilização também é lembrada pelos seus tecidos de extrema qualidade, calçados e objetos em ouro maciço. De acordo com os historiadores, conflitos internos acabaram enfraquecendo esse povo, que sucumbiu definitivamente para a invasão espanhola de 1535.

continua depois da publicidade

5) Vikings

A última das civilizações que desapareceram do mundo. O povo Viking ocupava a região da Suécia, Noruega e Dinamarca, entre os anos de 700 a 1100. Considerado um povo guerreiro e experientes navegadores, eles eram referência na fabricação de escudos de madeira, armas e embarcações de guerra.

A economia desse povo se baseava no comércio marítimo e na pesca. Os russos são descendentes dos Vikings, que tinham o hábito de usar roupas de lã por causa do frio congelante da região na qual habitavam. Além disso, eles também ficaram famosos na mitologia, por causa dos deuses Thor e Odin.

Com o passar das décadas, os reinos sueco, dinamarquês e norueguês foram ficando cada vez mais fortalecidos. E isso fez o estilo de vida da famigerada civilização Viking entrar em um rápido declínio e sucumbir para outros povos.

continua depois da publicidade

E aí, o que você achou das civilizações que desapareceram do mundo? É interessante perceber que todos eles deixaram o seu legado. Afinal, muita coisa que está presente em nossa vida até hoje é contribuição dos povos que já habitaram esse planeta.

Leia também

Concursos em sua
cidade